IMUNIZAÇÃO | Terceiro drive-thru contra a Covid-19 vacinou 1.500 pessoas em Porto Velho

Prefeitura Municipal montou ponto no Prédio do Relógio para receber público de 39 anos ou mais

441

A terceira vacinação contra a Covid-19 em sistema drive-thru realizada pela Prefeitura de Porto Velho imunizou 1.500 pessoas no Prédio do Relógio. O atendimento, no sábado (3), iniciou às 9h e prosseguiu até às 13h, mobilizando 165 profissionais da saúde voluntários. 

A dose do imunizante trouxe esperança para as pessoas atendidas. Júnior Perony, motorista de aplicativo, foi uma delas. “Espero pela minha dose há muito tempo. O drive-thru da Prefeitura é muito bom, porque agiliza a imunização da população”, disse ele após ser atendido.

O diferencial da terceira edição do drive-thru foi a ampliação do número de tendas disponíveis para recepcionar melhor as pessoas que chegavam ao Prédio do Relógio. Para controlar a fila dos veículos, agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) deram suporte e mantiveram a ordem.

“O público que atendemos, de 39 a mais, fez o cadastro no aplicativo SASI e isto ajuda na programação”, disse a gerente de imunização da Semusa, Elizeth Gomes. Nesta fase foram aplicadas as vacinas AstraZeneca e Pfizer.

Elizeth destaca ainda que muitas pessoas não estão comparecendo para receberem a 2º dose e isto dificulta a organização do processo de imunização. Outro comportamento que está se tornando comum é deixar de comparecer para a imunização no dia correto para aguardar um imunizante diferente.

“Precisamos que as pessoas venham no dia indicado no agendamento para receber sua dose. O importante é estar imunizado”, disse o vice-prefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho, que foi ao ponto de imunização e foi voluntário na aplicação das doses. “Vamos continuar avançando. Vacina boa é vacina no braço”, afirmou.

18 ANOS

A Semusa recomenda que a população de 18 anos ou mais faça o cadastro no aplicativo SASI para facilitar a programação.

A secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penatti, participou do drive-thru e percorreu as ruas ao redor do Prédio do Relógio ao lado de outros voluntários para ajudar a organizar o atendimento.

“Estamos empolgados porque a população está comparecendo a cada edição que realizamos. É assim que venceremos a pandemia”, afirmou Marilene Penatti.

SOLIDARIEDADE

A população tem participado com entusiasmo da campanha contra a fome, que é tem apoio voluntário da primeira-dama Ieda Chaves. Todos os pontos de vacinação têm recebido doações de alimentos, que vão compor as cestas básicas que serão distribuídas para famílias carentes. 

“Quem fez o cadastro para vir vacinar, não deixe de ajudar também na vacina contra a fome. Traga um alimento não perecível para as pessoas que mais precisam neste momento tão delicado que estamos enfrentando”, pediu a deputada Mariana Carvalho, que também participou da vacinação.