Dormir bem antes e depois de tomar a vacina contra à Covid-19 é essencial

359

Pessoas vacinadas contra à Covid-19 apresentam diferentes níveis de anticorpos. E o sono pode ter um papel relevante para explicar essa desigualdade. Trabalhos científicos realizados com indivíduos imunizados contra a gripe apontam que a restrição das horas de sono nos dias que antecedem a vacinação, pode reduzir a produção de anticorpos.

Pesquisadores da University of California observaram que dormir bem nas duas noites anteriores à imunização melhorou a resposta imune contra o vírus da gripe. Um estudo feito pela University of North Texas com parte dos adultos que sofrem de insônia e outra não, revelou que os insones desenvolveram menos anticorpos contra o vírus da gripe um mês após a vacinação.

De acordo com a Dra. Daniela Santora Rosa, biomédica e pesquisadora do Instituto do Sono para evitar que o sono tenha um impacto negativo sobre a produção de anticorpos, é importante  dormir bem nas noites antes da imunização e na noite da vacinação. 

Um estudo da Universidade de Lübeck, na Alemanha, apontou que os indivíduos que não dormiram na noite após a vacinação contra hepatite A apresentavam quase metade dos anticorpos quando comparados com aqueles que dormiram bem. “É importante ressaltar que esses efeitos ainda estavam presentes após o acompanhamento de um ano, com resultados que o sono participa da resposta imunológica inicial e a mantém a longo prazo”, ressalta a biomédica.

Segundo a publicação, estender a duração de sono na noite da imunização pode “ajudar a garantir uma resposta adequada às vacinas e contribuir para reduzir a incidência de doença grave nessas pessoas”.

A especialista ressalta ainda que durante o sono profundo ou sono de ondas lentas ocorre o pico de produção do hormônio do crescimento, a elevação dos níveis do hormônio associado à resposta imunológica e a queda na secreção do hormônio induzido pelo estresse (cortisol).  

Para quem vai se vacinar contra à Covid-19, a Dra. Daniela Santoro Rosa dá algumas dicas que ajudam superar a ansiedade da véspera da imunização e melhorar a qualidade de sono e consequentemente o sistema imunológico:

  • Mantenha uma rotina: mesmo se você está trabalhando no regime de home officee pode ficar mais tempo na cama, estabeleça horários fixos para dormir e acordar.
  • Faça do quarto um local para dormir: evite estímulos que irão prejudicar o sono como assistir televisão, ver o celular ou acender a luz.
  • Evite alimentos pesados e bebidas com cafeína:faça refeições leves até duas horas antes de deitar. Não tome café, energéticos e chá preto e outras infusões que contêm cafeína à noite.
  • Diga não às bebidas alcóolicas:vinho, cerveja e outros tipos de bebidas alcoólicas quando ingeridos à noite ajudam a adormecer, mas alteram a arquitetura de sono.
  • Reduza o estresse: não assista programas de televisão polêmicos ou violentos antes de dormir, prefira fazer a meditação ou escutar música suave.
  • Atividade físicatem hora: pratique exercícios físicos durante o dia. Atividade física perto da hora de dormir interfere no fluxo do sono, reduzindo sua função reparadora.

    Consultoria: Dra. Daniela Santora Rosa, biomédica e pesquisadora do Instituto do Sono.