Chegada de Bolsonaro ao ES tem tumulto e agressões a oposicionista 

441

A chegada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em Vitória, no Espírito Santo, gerou tumulto e aglomeração. Apoiadores sem máscara que o aguardavam agrediram com palavras de baixo calão uma jovem que carregava uma placa em referência aos quase 500 mil mortos por complicações da covid-19. A imprensa também foi atacada por eleitores do presidente que estavam sem máscara e gritavam palavras como “mito”. 

A maioria dos eleitores do presidente estava sem máscara, inclusive o chefe do Executivo nacional. A viagem ocorreu porque Bolsonaro participará de uma cerimônia de entrega do Residencial Solar São Mateus. O vídeo da chegada ao aeroporto foi compartilhada nas redes sociais de Bolsonaro. 

O presidente também foi filmado hoje entrando em um voo comercial da Azul. De acordo com o jornal O Globo, o fato ocorreu em Vitória. Enquanto entrava no avião para tirar fotos com a tripulação e passageiros, ele ouviu gritos de “Fora Bolsonaro” e “genocida”, e respondeu que os insatisfeitos com seu governo deviam estar viajando de jegue, e não de avião. 

Ontem, o presidente anunciou que pedirá um parecer do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para desobrigar o uso de máscaras. A ideia é para que a medida possa valer para as pessoas que se recuperaram da covid-19 ou que já se vacinaram. 

A sugestão do parecer, porém, acontece diante do avanço de casos da doença e do colapso do sistema de saúde de diversos estados, que atingiram capacidades de lotação acima dos 80%, segundo dados apresentados ontem pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Onze estados e mais o Distrito Federal encontram-se com taxas de ocupação iguais ou superiores a 90%: Tocantins (94%), Maranhão (90%), Ceará (93%), Rio Grande do Norte (94%), Pernambuco (97%), Alagoas (91%), Sergipe (99%), Paraná (96%), Santa Catarina (97%), Mato Grosso do Sul (107%), Goiás (90%) e Distrito Federal (90%). 

Agressões verbais contra oposicionista 

Uma jovem foi vítima de agressões e ofensas de apoiadores de Bolsonaro que aguardavam a chegada do político ao Espirito Santo na manhã de hoje. 

Em um vídeo divulgado pelas redes sociais, a jovem carregava uma placa com os dizeres “Bem-vindo 500.000” com desenhos de cruzes, em uma referência ao fato de o Brasil estar próximo de atingir a marca de 500 mil mortos por covid-19. O país contabiliza 482.135 óbitos pela doença, de acordo com dados divulgados ontem pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte. 

Com máscara, a jovem é hostilizada pelos apoiadores com palavrões, chamada de “puta”, “piranha”, “vagabunda”. Ela ouve passivamente as ofensas. Em seguida, ela tem a placa retirada a força por um apoiador do presidente que estava sem máscara e vestia uma camiseta com foto de Bolsonaro. 

Paz na consciência 

Na saída do Alvorada, ainda em Brasília, Bolsonaro disse que está com a consciência em paz após pedir um parecer ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para que o uso de máscaras não seja obrigatório aos que já tiveram covid-19 ou se vacinaram contra a doença.

Ao mesmo tempo, o presidente afirmou que a decisão final sobre a obrigatoriedade ou não das máscaras será de Marcelo Queiroga e, no fim da linha, dos governadores. Com um discurso distorcido e informações equivocadas, Bolsonaro fez a mesma alegação ontem.