‘A casa é sua’, do Casa Worship, vira hit gospel com mensagem de paz e som inspirado no Coldplay

'Nossa intenção era compor para nossa igreja. Não imaginávamos que ia virar isso tudo no país', diz cantor do grupo ao G1. Após sucesso, eles preparam parceria com Felipe Araújo.

422

video
play-sharp-fill

 

Existe uma brincadeira que diz que “em Goiânia, se você chacoalhar uma árvore, cai uma dupla sertaneja”.

Mas nem só do som da sanfona se faz as canções que nascem na região. Foi também da capital da Goiás que surgiu o grupo Casa Worship. E os integrantes preferem usar da sonoridade mais do pop rock, com a presença forte de guitarra, baixo e bateria, pra entoar seus louvores.

O ritmo é mais tradicional nas igrejas da cidade, diferente do tradicional sertanejo das baladas goianas. “Aqui, você chacoalha uma árvore e também cai uma igreja”, brinca Julliany Souza, de 23 anos, uma das vocalistas do grupo.

No início de 2018, ela conheceu o cantor e o compositor Léo Brandão, de 28 anos, na Casa Ministério Cristão, em Goiânia. Com os músicos Felipe Rodrigues, Ricardinho e Baby, iniciaram um trabalho no ministério de música da igreja. Meses depois, decidiram gravar um projeto, lançado em 2019.

Em conversa com o G1, Julliany e Léo relembraram que, logo no primeiro encontro, saiu o maior hit da banda: “A casa é sua”.

Lançada em 2019, a música foi ressignificada ao longo da pandemia e ganhou espaço fora das playlists de música cristã. Hoje, a faixa já conta com cerca de 270 milhões de views no YouTube.

“Ela foi lançada em um momento muito específico, que foi antes da pandemia. E eu gosto de olhar pra essa canção dessa maneira. Antes da pandemia, ela foi a primeira música do segmento gospel a estar em primeiro lugar nas 50 virais do Brasil. Logo em seguida, veio 2020 com essa pandemia e todas essas dificuldades que estamos enfrentando”, diz Julliany.

“Vimos o quanto as pessoas estão sedentas por palavras de esperança, de amor. Vimos o quanto as pessoas estão vazias disso. E a gente acredita que de uma certa forma isso tem impulsionado nosso trabalho.”

Embora todos os integrantes do grupo tenham contribuído com a canção, foi Léo o responsável por chegar com o refrão. A ideia inicial era fazer uma canção com a linguagem de casa, de lar e de abençoar as pessoas de seu convívio.

Sucesso nas redes

“A casa é sua” também foi parar nas páginas de famosos como Felipe Araújo, Mayra Cardi, entre outros. “Eu Te Vejo Em Tudo” deve seguir caminho parecido.

Com mais de 47 milhões de visualizações no YouTube, a canção aparece no top 7 de músicas mais usadas pelos brasileiros nos stories do Instagram.

O levantamento reuniu dados de usuários entre os meses de janeiro e abril de 2021 na plataforma. Segundo a pesquisa, o hit da Casa Worship é a sétima música mais usada pelos brasileiros nos Stories:

  • “Alive – It Feels Like” (Alok)
  • “Obrigado Deus” (Henrique & Juliano)
  • “Esquema Preferido” (DJ Ivis)
  • “Acredita” (MC Paulin da Capital)
  • “Parabéns” (Pabllo Vittar)
  • “Não te Largo, Não te Troco” (Ana Gabriela)
  • “Eu te Vejo em Tudo” (Casa Worship)

Coldplay e Elevation Worship

Como o próprio nome da banda diz, o grupo compõe músicas de louvor, de adoração (que é chamado de worship). Já o ritmo pop rock é inspirado tanto em banda cristãs quando seculares, que são aquelas que não seguem nenhuma vertente religiosa.

Entre as maiores referências do Casa, estão a banda australiana a Hillsong Worship e a americana Elevation Worship, que neste domingo (23), levou dois prêmios em categorias referentes à música cristã no Billboard Music Awards 2021.

Além disso, também se espelham em grupos do pop rock. “Coldplay tem um som parecido com o som das nossas referências”, diz Julliany.

Recentemente, o Casa Worship gravou a música “Deus Tem Um Plano” em parceria com Wesley Safadão e o cantor Clovis Pinho.

“Pra gente foi uma alegria muito grande fazer a participação com Wesley. Porque é muito gratificante ver ele falando: ‘de todos os trabalhos que eu fiz, essa aqui é a realização do meu maior sonho'”, celebra Leo.

“Pra gente é incrível ver que os cantores de fora do nosso meio estão tendo esse entendimento de que: ‘cara, preciso levar uma mensagem de esperança, paz, de amor, do amor de Cristo, pras pessoas nesse momento tão caótico que a gente está vivendo, essa situação tão desesperadora, tão triste’.”

O grupo também tem planos para uma gravação com Felipe Araújo. “Ele sempre externa muito a vontade de fazer um trabalho com a gente.”

Além disso, já celebram a realização do sonho de tocar com uma das bandas-referência para eles, a Elevation Worship.

“Quando a gente foi gravar ‘A casa é sua’, a gente se referenciava em absolutamente tudo deles. E isso pra gente isso foi incrível. Saber que o som que sai do Brasil está saindo também das fronteiras brasileiras, que as pessoas estão cantando nossas músicas em outros idiomas, e que agora, [faremos] colaborações com bandas que tem um público tão gigantesco….”

“Isso significa, pra mim, que aquilo que a gente deseja, que é que as pessoas tenham esperança e recebam o amor de Jesus através da música, aconteça”, celebra Julliany.