Drive-thru de testagem rápida para covid-19 acontece nesta sexta-feira, 28, em São Francisco do Guaporé

131

Com o objetivo de detectar o maior número de infectados pela Covid-19, e isolar essas pessoas, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), vem realizando drive-thru em vários municípios. Nesta sexta-feira (28), será realizada mais uma ação de testes rápidos para covid-19, no sistema de drive-thru, em São Francisco do Guaporé, em frente à unidade Augusto Rodrigues dos Santos, de 9h às 13h.

Serão disponibilizados 500 testes para a população que comparecer no local. A testagem será exclusiva para pessoas que estejam apresentando qualquer síndrome gripal ou que tiveram contato com alguém infectado. Todos os casos positivos passarão por consulta médica e receberão a medicação caso aceitem.

O método utilizado será o antígeno, que consiste em um exame mais preciso com a identificação do coronavírus desde os primeiros dias de infecção, com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade. O processo é baseado na coleta de secreções nasais, por meio da coleta com swab (haste flexível com ponta de algodão).

O formato drive-thru faz parte da ação “Mapeia Rondônia”, do Governo do Estado, com o objetivo de testar em massa a população. A testagem rápida é coordenada pela Sesau em parceria com a prefeitura de São Francisco do Guaporé, Corpo de Bombeiros Militar, casa militar, defesa civil e Juventude Voluntária da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).