Perfis que compartilham fake news no Facebook podem ‘sumir’

184

O Facebook anunciou nesta quarta-feira, 26, que os perfis que compartilharem frequentemente fake news serão penalizados com alcance reduzido em todos os seus posts.

Atualmente os posts considerados falsos já são penalizados pelo algoritmo da rede social. Com a mudança, um perfil que compartilha esse tipo de conteúdo diversas vezes terá todas as publicações restritas. As informações são do G1.

O Facebook, no entanto, não detalhou a partir de quantos conteúdos falsos compartilhados a penalidade será aplicada, alegando que isso poderia ajudar pessoas mal-intencionadas a driblar os algoritmos.

Outra novidade anunciada pelo Facebook  é a reformulação da  notificação que avisa um usuário quando ele compartilhou um post considerado falso.

A partir de agora, o aviso vai incluir o link que detalha a checagem de fatos e um pedido para que a pessoa compartilhe esse material, além de explicar as punições para quem distribui alegações falsas.

As novas regras também irão valer para as páginas que compartilham notícias falsas com frequência. A rede social vai exibir um aviso para os usuários quando eles forem curtir uma dessas páginas.