Governo dá sequência à campanha de imunização contra a covid-19 em Rondônia; vacinas foram distribuídas com celeridade

413

No domingo (18), o Governo de Rondônia distribuiu as vacinas do 13º lote enviados pelo Ministério da Saúde (MS), para as Regionais de Saúde existentes no Estado. As vacinas chegaram na madrugada de sábado (17) e imediatamente foram separadas e enviadas para as regionais e municípios, para dar sequência à campanha de imunização contra a covid-19.

No total, 40.150 doses de vacina contra a Covid-19 chegaram em Rondônia, para imunizar o público com idade acima de 60 anos, profissionais de saúde e da segurança pública. 16,4 mil doses são CoronaVac e 23.750 AstraZêneca.

Ana Flora Gerhardt, diretora-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) explica que parte dos imunizantes é para aplicação da primeira dose e outra para a segunda. “Uma quantidade foi enviada para os profissionais da segurança pública. Para esses, com certeza, será a primeira dose”, detalha.

Para o envio das doses aos municípios, o Governo conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para acompanhar no transporte dos imunizantes nas rodovias. “Só temos a agradecer a todo o empenho dos profissionais envolvidos na vacinação em nosso Estado. Temos pressa em imunizar nossa população e recebemos apoio de profissionais de diversas áreas. Isso é realmente muito importante para vencermos essa doença”, declara Ana.

Com mais uma remessa o Governo de Rondônia já enviou 333.108 mil doses repassadas às prefeituras do Estado, para aplicação conforme o Plano Nacional de Imunização contra à Covid-19.

DOSES ENVIADAS

Regional de Ji-Paraná, 9.400 doses; Cacoal, 4.425; Vilhena, 3.785; Ariquemes, 6.010 e para a Regional de Rolim de Moura, 4.555 doses. Também foram enviadas as doses para os municípios de Guajará-Mirim, 915; Itapuã do Oeste, 290 Nova Mamoré, 590; Candeias do Jamari, 550 e Porto Velho, 9.630 doses.

SEGUNDA DOSE

A diretora-geral chama a atenção das pessoas que receberam a primeira dose da vacina, para a data prevista da aplicação da segunda dose do imunizante. “Para a CoronaVac, o prazo compreende de 14 a 28 dias e vem informada a data da segunda dose no cartão de vacina. Importante para quem tem parentes idosos que não descuidem. É somente após a aplicação da segunda dose que a pessoa está de fato imunizada, não deixe de levar seus familiares para complementar a dosagem recomendada pelo Ministério da Saúde”, lembra.