Carnaval e Quarta-feira de Cinzas não serão feriados em Cacoal

347

O Carnaval de 2021 não será claro, como a maioria dos brasileiros está acostumada, nem feriado, tão pouco a quarta feira de cinzas, ponto facultativo. Assim como tantas outras coisas que mudaram durante a pandemia do coronavírus, a tradicional folia não irá se repetir. Várias cidades do país já anunciaram o cancelamento do feriado.
  
Carnaval não é considerado feriado nacional, a não ser que haja leis municipais ou estaduais que oficializem a folga – e, neste ano, a festa foi cancelada para evitar aglomeração. Os brasileiros vão ficar sem os quatro dias de folia do carnaval este ano – que deveriam ser de 13 a 16 de fevereiro. Com os casos de Covid-19 em alta e a vacinação a passos lentos, a festa foi cancelada na maior parte do país para não haver aglomeração e proteger a saúde das pessoas. 

Em Cacoal não será diferente, o Projeto de Lei de nº 4.669/PMD/2021, de autoria do Executivo Municipal, alterando o Artigo 3º da Lei Municipal 1.380/PMC/202, cancelando o feriado de carnaval BM como a quarta feira de cinzas, especificamente para o ano de 2021, foi aprovada na sessão de sexta feira, dia 12 de fevereiro, já transformado em lei e publicado oficialmente.

De acordo com o Vereador Edimar Kapiche – PSDB, a suspensão dos feriados tem por objetivo evitar aglomerações devido a Pandemia, bem como, prejuízos para o comércio local. “Sabemos que o carnaval e a Quarta feira de Cinzas são celebrações tradicionais que movimentam a economia em diversos setores, mas com a pandemia não faz sentido mantê-los neste ano. De um lado está o cumprimento das medidas sanitárias, as quais recomendam para a não realização de eventos com aglomerações neste período, do outro lado está o comércio que já vem sofrendo muito com esta crise e não seria justo ter que paralisar as atividades neste momento”. Disse o vereador.