VÍDEO: Moradores denunciam mortandade de peixes novamente no Rio São Miguel, as causas são desconhecidas

O Rio São Miguel além de ser fonte de alimentação para as famílias de pescadores em todo o seu percurso, corta quatro municípios e deságua no Rio Guaporé.

381

Diversos peixes apareceram mortos esta semana no Rio São Miguel na região do Vale do Guaporé em Rondônia.

A mortandade foi denunciada por um morador que gravou um vídeo, além de áudios enviados em grupos de whatsapp para alguns amigos da região de São Miguel do Guaporé e Seringueiras.

Há cerca de dois anos (2018) pescadores do distrito de Porto Murtinho, em São Francisco do Guaporé foram obrigados a suspender as atividades de pesca e o consumo da água em razão de uma possível contaminação no rio São Miguel.

Na época pescadores chegaram a cogitar que um provável descarte incorreto de resíduos de agrotóxicos oriundos de fazendas da região teria contaminado o rio e causado a mortalidade de milhares espécies de peixes por envenenamento.

Nesta semana o sinistro voltou a deixar as pessoas das comunidades que moram as margens do Rio Miguel preocupadas.

Em um vídeo postado nas redes sociais, é possivel ver pintados praticamente mortos, em outra foto, mostra centenas de peixes mortos.

O Rio São Miguel além de ser fonte de alimentação para as famílias de pescadores em todo o seu percurso, corta quatro municípios e deságua no Rio Guaporé. Na cidade de São Miguel do Guaporé, por onde corta a BR 429, é famoso pelos festivas de pesca que são realizadas todos anos.