Alesc escolhe deputados para tribunal de julgamento do 2º pedido de impeachment de Moisés

Reunião entre cinco deputados e cinco desembargadores deve ocorrer na sexta-feira. Carlos Moisés foi denunciado no caso da compra dos respiradores.

332

Os cinco deputados que vão compor o tribunal especial de julgamento do segundo pedido de impeachment contra o governador Carlos Moisés (PSL) foram escolhidos na tarde desta terça-feira (27) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em Florianópolis.

Os cinco mais votados foram: Valdir Cobalchini (MDB), com 36 votos; Fabiano da Luz (PT), José Milton Scheffer (PP) e Marcos Vieira (PSDB) com 33 votos cada um; e Laércio Schuster (PSB) com 32 votos.

Os cinco desembargadores que também compõem o tribunal foram sorteados na segunda (26). A reunião entre os 10 integrantes para instauração do tribunal com sorteio do relator deve ocorrer no plenário da Alesc na próxima sexta-feira (30) pela manhã.

Este segundo pedido de afastamento é referente à denúncia de irregularidades envolvendo a compra de 200 respiradores a R$ 33 milhões pagos antecipadamente e sem garantia de entrega, e pela tentativa de contratação de um hospital de campanha em Itajaí. O governador nega responsabilidade na compra dos equipamentos.

Moisés recebeu na segunda-feira a notificação formalizando o afastamento do cargo de governador por causa do primeiro pedido de impeachment. Nesta terça, a vice-governadora, Daniela Reinehr(sem partido), assumiu interinamente o governo.

Como foi a votação?

Eleição de cinco deputados para tribunal do segundo pedido de impeachment ocorreu nesta terça (27) — Foto: Bruno Collaço / Agência Alesc

Eleição de cinco deputados para tribunal do segundo pedido de impeachment ocorreu nesta terça (27) — Foto: Bruno Collaço / Agência Alesc

Na Alesc, cada parlamentar pôde escolher cinco nomes, inclusive o próprio. A votação ocorreu da maior bancada para a menor. Dos 40 deputados, os deputados Sargento Lima (PSL) e Nazareno Martins (PSB) não estavam presentes e não votaram e o presidente da Alesc se absteve.

Os magistrados sorteados no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) na segunda foram: Luiz Zanelato, Sônia Maria Schmitz, Rosane Portella Wolff, Luiz Antônio Fornerolli e Roberto Lucas Pacheco. O presidente do tribunal será o presidente do TJSC, desembargador Ricardo Roesler.

Sessão na tarde desta segunda escolheu cinco desembargadores para compor tribunal de julgamento — Foto: Diorgenes Pandini/NSC

Sessão na tarde desta segunda escolheu cinco desembargadores para compor tribunal de julgamento — Foto: Diorgenes Pandini/NSC

Por que foi formado um tribunal de julgamento?

O tribunal de julgamento foi formado porque os deputados estaduais decidiram dar prosseguimento ao segundo pedido de impeachmentcontra Moisés. A votação em plenário na Alesc ocorreu há uma semana.

O tribunal especial de julgamento é a etapa seguinte após essa decisão dos deputados de dar continuidade ao processo. A denúncia do segundo pedido de afastamento contra Moisés foi aprovada em comissão especial na assembleia em 13 de outubro.

Após a entrega do parecer do relator aos demais integrantes do tribunal, será marcada uma data e os integrantes do grupo votarão se recebem ou rejeitam a denúncia contra Moisés.

Defesa

Governador Carlos Moisés — Foto: Reprodução/TV Globo

Governador Carlos Moisés — Foto: Reprodução/TV Globo