Prefeitura libera reabertura de cinema com ocupação máxima de 40% em Vilhena, RO

Ordem do município liberou o funcionamento mesmo com cidade na fase 2 da ação estadual 'Todos por Rondônia', que não permite reabertura. Executivos locais têm autonomia para definir medidas de prevenção ao novo coronavírus.

245

Mesmo com a proibição da abertura de cinemas em cidades enquadrada na fase 2 do plano “Todos por Rondônia”, Vilhena (RO), no Cone Sul, permitiu a abertura da unidade nesta semana. Um decreto municipal que segue em vigor estabelece regras próprias para o combate ao novo coronavírus na cidade.

Entre as regras estabelecidas para a reabertura estão aferição de temperatura na entrada, utilização de máscara, álcool em gel e respeito à ocupação máxima de 40%.

A unidade de entretenimento de Vilhena voltou a funcionar na última quinta-feira (17). De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária do município, o estabelecimento está seguindo as normas impostas pelo decreto municipal.

Atualmente está em vigor em Vilhena um decreto municipal de 18 de abril deste ano (atualizado em 23 de julho), com diretrizes locais para o combate à pandemia. A reabertura do cinema acontece em atendimento a um pedido aceito pelo comitê local de enfrentamento à Covid-19.

Em 15 de abril, o Supremo Tribunal Federal decidiu que estados e municípios têm a competência para adotar as medidas que julgarem necessárias no enfrentamento à Covid-19 e Vilhena optou por não seguir o decreto assinado pelo governador.

Conforme o último balanço sobre os casos do novo coronavírus no estado da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), divulgado no sábado (19), Vilhena soma 3.453 infecções e 55 óbitos e ocupa a terceira colocação entre os municípios que mais têm confirmações da doença.

Rondônia registrou 202 novos casos de Covid-19 e três mortes no sábado. Com os novos números, o estado chegou a 62.697 diagnósticos do novo coronavírus e 1.297 vítimas fatais da doença.