“Lavar as mãos salva vidas” é tema de workshop criativo no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II

76

Com atividades criativas de conscientização, foi realizada, nesta segunda-feira (6), a abertura do 2º Workshop Itinerante de Segurança do Paciente, com o tema “Higienizar as Mãos Salva Vidas”, no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II. O objetivo é reforçar que essa prática evita a disseminação de infecções de pessoas internadas ou submetidas a procedimentos cirúrgicos. A iniciativa percorrerá outros hospitais estaduais durante a semana.

A importância da higienização das mãos é reconhecida globalmente, inclusive é a ‘meta 5’ do Protocolo Internacional de Segurança do Paciente. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove a campanha “Salve Vidas: Higienize suas mãos”, no mês de maio.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, é fundamental que o Estado esteja engajado em boas práticas, que resultem na melhoria dos serviços prestados aos pacientes.

CONSCIENTIZAÇÃO

O 2º Workshop Itinerante de Segurança do Paciente é realizado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A coordenadora Estadual de Controle de Infecção Hospitalar da Agevisa, Evelyn Pinheiro explicou que a conscientização da boa prática foi um pedido dos próprios profissionais da saúde, o que resultou na organização de uma semana de programação especial e criativa.

“Durante a semana vamos passar por sete hospitais, falando exclusivamente da importância da higienização das mãos no serviço de saúde. Estamos trabalhando com diversas dinâmicas para destacar a importância desse pequeno gesto que é lavar as mãos.  Vamos ensinar e relembrar as técnicas de higienização das mãos, que não é só molhar as mãos e secar; o tempo específico, a preparação com álcool e sabão, e também vamos explicar os cinco momentos de higienização das mãos em relação à assistência dos pacientes’’, ressaltou a coordenadora.

IMPACTO 

As dinâmicas apresentadas no Hospital e Pronto Socorro João Paulo II foram recepcionadas de forma positiva pela gestão da unidade, e de modo participativo pelas equipes assistenciais multiprofissionais. A diretora-geral, Celma Calixto, destacou a relevância das orientações de prevenção às infecções hospitalares. ‘‘É importante a realização dessa ação no João Paulo II, por ser um hospital referência em urgência e emergência no Estado, com alto fluxo de atendimentos diariamente. Apesar de todos os profissionais terem essas informações em suas formações, a massificação com frequência dessas orientações  fortalece a boa prática, proporcionando melhoria na assistência dos pacientes’’.

A fisioterapeuta do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, Gabrielle Bardella participou das dinâmicas propostas pela Agevisa, e aprovou a criatividade na disseminação das informações. ‘‘Essas dinâmicas tornam o aprendizado mais leve, e são importantes para reforçar as práticas que temos todos os dias. Apesar das brincadeiras é um assunto muito sério, que impacta na qualidade do atendimento ao paciente e previne complicações e infecções’’, afirmou.

Quem também observou e aprovou todas as ações do workshop  foi o operador de máquinas pesadas de Primavera de Rondônia, Leandro da Silva. Ele está internado no João Paulo II, depois de ter sido imprensado por uma vaca no curral. ‘‘Essa é uma ação muito legal e criativa. Gostei, e vai ajudar a melhorar ainda mais o atendimento para nós, pacientes’’, destacou.

PROGRAMAÇÃO

A programação do 2º Workshop Itinerante de Segurança do Paciente se estende até sexta-feira (10), percorrendo outros hospitais da rede pública estadual.

Terça-feira (7): 

Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI) – período da manhã;

Hospital de Retaguarda de Rondônia (HRRO) – período da tarde;

  • Quarta-feira (8): 

Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) – período da manhã;

Hospital Santa Marcelina – período da tarde;

  • Quinta-feira (9):

Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) – período da manhã;

  • Sexta-feira (10): 

Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HB) – período da manhã.