Com quase 2 mil casos de Covid-19, Acre prorroga decreto de isolamento social e proíbe menores de 14 anos em filas

Já são mais de 60 mortes pela doença até boletim desse domingo (17). Novo decreto foi publicado nesta segunda-feira (18) no DOE e vale até dia 31 de maio.

876

O governador do Acre, Gladson Cameli, voltou a prorrogar o decreto que suspende as atividades não essenciais e o serviço público no estado até o dia 31 de maio. O novo decreto foi publicado na edição desta segunda-feira (18) do Diário Oficial (DOE).

As atividades não essenciais estão suspensas no Acre desde o dia 20 de março, quatro dias depois que o estado confirmou os primeiros três casos de Covid-19.

Nesta segunda, quando o estado tem quase dois mil casos confirmados da doença e mais de 60 mortes, o governo, além de manter as suspensões das atividades e o isolamento social, proibiu a permanência de crianças e adolescentes de até 14 anos, sozinhos ou acompanhados, em filas internas ou externas, exceto nos casos de atendimento à saúde da própria criança.

Em caso de descumprimento, o decreto prevê que sejam tomadas medidas administrativas, cíveis e criminais tanto contra o estabelecimento onde ela foi flagrada, como contra os responsáveis das crianças e adolescentes.

Outra mudança no texto do novo decreto, é que os hotéis podem voltar a funcionar, porém com o máximo de 30% da sua capacidade. Com relação à reabertura das atividades empresariais, o documento determina que seja feita de forma gradual e programada, “mediante a demonstração, por parte dos municípios, de ações que priorizem vidas”.

As escolas, creches, faculdades, centros universitários, igrejas, templos, cinemas, teatros, bares, clubes, academias, casas de shows e boates têm como data prevista para a reabertura o dia 1° de junho.

Além do isolamento e distanciamento social, segue valendo:

  • Uso de máscara nos locais de públicos e privados;
  • Limite de pessoas por estabelecimentos. Apenas uma pessoa de cada família por ir ao supermercado;
  • Proibida a aglomeração de mais se 5 pessoas nos locais públicos;
  • A abertura de bares, cursos, missas, igrejas, teatros, casas noturnas e outros estão suspensas até o dia 30 de maio.
  • Medidas rígidas para evitar filas nas agências bancárias do estado.

O decreto permite também que sejam adotadas multas para as pessoas que descumprirem as determinações do poder público.

No caso dos órgãos públicos, o decreto reforça que a reabertura está prevista para o dia 1º de junho, porém desde que o retorno seja precedido da aprovação de protocolo de ações destinado a garantir a segurança dos servidores públicos e dos usuários dos serviços públicos.

Coronavírus no Acre

Nesse domingo (17), o Acre contabilizou 1.996 casos positivos de Covid-19, um aumento de 129 casos entre domingo e sábado, quando eram 1.867 registros, segundo dados do último boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre). Os números são dois meses após o estado acreano registrar os três primeiros casos em 17 de março.

Já a primeira morte foi confirmada pela Sesacre em 4 de abril. De lá para cá, já são 62 mortes em todo o estado por conta da doença.

Em todo o estado, 1.688 pessoas ainda aguardam o resultado de exames. Os casos novos foram registrados em sete cidades do estado.Mais cinco óbitos seguem aguardando o resultado do teste para Covid-19.

A Saúde também já contabiliza, até este domingo, 792 pacientes recuperados. Dos pacientes que seguem em tratamento, 1.083 estão em isolamento domiciliar e 59 internados, sendo que 17 seguem na UTI e 42 em enfermarias.