FUGIU do HOSPITAL: Homem DIAGNOSTICADO com Covid-19 é ENCONTRADO MORTO em Feira Após Fugir de Hospital

Paciente havia sido internado, nesta segunda-feira (4), no hospital referência para tratamento do novo coronavírus no estado. Corpo foi encontrado em feira próximo a unidade hospitalar.

1346

O corpo de Arlem Laranjeira Bezerra, de 39 anos, foi encontrado, na manhã desta terça-feira (5), na Feira da Secretaria de Produção Rural (Sepror), na Avenida Torquato Tapajós, após ele ter fugido do Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz. Familiares da vítima informaram ao G1 que ele havia testado positivo para o novo coronavírus e encontrava-se internado na unidade, referência para o tratamento de Covid-19 no Amazonas, que já registra mais de 8 mil casos de Covid-19.

A mãe da vítima, Albaniza Ferreira Laranjeira, de 55 anos, contou que ele foi transferido do Hospital e Maternidade Chapot Prevost, na Zona Norte da capital, para o Hospital Delphina Aziz nesta segunda-feira (4), por volta de 16h. Ela relata que só obteve notícias sobre o filho na manhã desta terça-feira, quando uma psicóloga da unidade entrou em contato para informar que o paciente saiu sozinho do hospital.

De acordo com ela, os familiares encontraram o corpo de Arlem nos fundos da feira da Sepror, próximo ao hospital. Policiais militares da 18ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) informaram que foram acionados ao local por volta de 7h30.

“Minha filha e o enteado dele vieram e encontraram o corpo dele. Ele saiu pela porta da frente do hospital. Cadê os seguranças desse hospital, que não viram isso? A gente precisou das imagens da câmera, mas não deixaram a gente ver”, reclamou.

Familiares identificaram o corpo que foi encontrado na manhã desta terça-feira. — Foto: Rebeca Beatriz/G1 AM

Por meio de nota, a direção do Hospital Delphina Aziz informou que “o paciente deixou a unidade por vontade própria, mesmo recebendo da equipe médica todas as orientações para permanecer internado, por conta de seu estado de saúde. O paciente recusou ajuda e, após retirar os acessos de soro e medicamentos, evadiu-se da unidade”.

Ainda segundo a direção do hospital, a situação foi registrada pela por meio de um boletim de ocorrência em uma delegacia da cidade. O corpo do homem foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), por volta de 15h30, que deve investigar as causas da morte.

Mortes acima da média histórica

O número de mortes em Manaus disparou desde o início da pandemia do novo coronavírus até o dia 25 de abril e está 108% acima da média histórica. A análise exclusiva para o G1 foi feita pelo epidemiologista Paulo Lotufo, da USP, com base em dados capturados do Portal da Transparência do Registro Civil pelo engenheiro de software Marcelo Oliveira.

Para os especialistas, a taxa revela a subestimação das estatísticas oficiais. Em uma análise entre os dias 21 e 28 de abril, a quantidade de mortes por síndromes respiratórias e causas indeterminadas no Amazonas aponta que o número de pessoas que morreu por Covid-19 pode ser sete vezes maior do que o divulgado oficialmente.

Nesta terça-feira, o Amazonas registrou recorde de mortes e casos de Covid-19 confirmados em um único dia, desde o início da pandemia. Agora, são mais de 8 mil pessoas infectadas e mais de 600 mortes pela doença. Caixões têm chegado à capital por meio de barco, para abastecer o estoque da rede privada de funerárias, que opera em seu limite.

Medidas mais extremas também foram adotadas no maior cemitério público da capital: caixões são enterrados em valas comuns, caixões enterrados empilhados – medida cancelada após revolta de familiares – e instalação de contêineres frigoríficos para comportar corpos que aguardam o enterro. A população também conta, agora, com serviço gratuito de cremação.