Com o lema “se não for por bem, vai ser por mal”, uma página no Instagram tem postado fotos de pessoas que estão furando a quarentena no Acre por conta da pandemia de Covid-19. Criada no último dia 14 de abril, a página “Exposed de Fanfarrões” tem mais de 70 publicações e quase 12 mil seguidores.
Link: VACILOSCVD_AC
O administrador, que é anônimo, pede que as pessoas que conhecem quem esteja furando a quarentena envie fotos ou informações pelo bate-papo do aplicativo.
Além de publicar as fotos e marcar as pessoas que aparecem, o perfil costuma citar o decreto governamental que proíbe aglomerações e limita número de pessoas em estabelecimentos e também pede que as pessoas respeitem a determinação de isolamento.
Mas, será que esse tipo de exposição pode gerar danos ao administrador da página. O G1 perguntou para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Acre (OAB-AC), o advogado Erick Venâncio, e ele explicou que cada caso precisa ser analisado individualmente.
O jurista explicou que a análise vai depender, inicialmente, das circunstâncias em que foi capturada a imagem. Segundo Venâncio, em segundo lugar de que forma o conteúdo foi exposto, ou seja, se existe algum tipo de agressão ou ofensa. Na “Exposed de Fanfarões” tem mais de 70 publicações e quase 12 mil seguidores.