Com 16 novos casos, sobe para 317 o número de pessoas com Covid-19 no Acre

Dos pacientes, 114 estão curados. Número de mortes aumentou para 16 também.

292

Os casos confirmados de Covid-19 no Acre chegaram à marca de 317 nesta terça-feira (28). Os números fazem parte do boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), que aponta também que há 688 pacientes aguardando o resultado dos exames. O número de mortes também aumentou, chegando em 16.

Os números saíram de 301 para 317. Do novo total de casos, 114 pacientes receberam alta e estão fora do período de transmissão; 26 estão internados, sendo oito na UTI e 18 na enfermaria. Outros 161 pacientes estão em isolamento domiciliar. Dos novos exames, seis foram feitos por meio de teste rápido.

Mâncio Lima e Xapuri informaram que foram registradas as doenças na cidade, mas esses casos não foram oficializados no boletim desta segunda.

Os casos novos são

No Acre, os novos casos confirmados são de 5 mulheres e 10 homens e a morte de um caminhoneiro de 17 anos, mas a Saúde alega que a notificação vai constar no Paraná, de onde ele era.

“Ele começou a apresentar sintomas de dispneia [respiração ofegante e descompassada], além de tontura, no dia 20 de abril. No sábado, 25, deu entrada na sala de emergência clínica do Pronto-Socorro de Rio Branco, sendo testado positivo para a doença no dia 26. Natural de Curitiba, no seu histórico constou ainda que ele esteve em Fortaleza entre os dia 19 e 23 de abril”, diz a nota.

No estado, até esta terça-feira (28), são 2.511 casos notificados; 1.512 casos descartado; 311 confirmados e 688 seguem em análise. Do 311 casos, 272 são em Rio Branco; 13 em Acrelândia; um no Bujari; 22 em Plácido de Castro; dois em Porto Acre, dois em Senador Guiomard e cinco em Cruzeiro do Sul.

Cinco mortes nas últimas horas

Em um dia, levando em consideração o boletim de segunda (27) e terça-feira (28), foram cinco mortes registradas. Depois de confirmar a morte do mecânico Denis de Lima Lopes, de 45 anos, por Covid-19, a Sesacre confirmou a segunda morte nesta terça-feira. A mulher tinha 57 anos e estava internada na Unidade de Terapia Intensiva do Pronto-Socorro de Rio Branco.

Diferente do mecânico, que não tinha nenhum doença preexistente, a mulher tinha como agravantes hipertensão e diabetes. O número de mortes oficiais no estado agora é de 16.

Outras mortes confirmadas

No boletim de segunda, foi registrado mais três mortes: um homem de 42 anos que sofria de diabetes; uma mulher de 74 anos, que tinha doença cardíaca, hipertensão e diabetes e ainda um homem de 60 anos que também era hipertenso. Todas as vítimas eram de Rio Branco e as duas primeiras mortes estão datadas em 26 de abril e a terceira foi no dia 27.

A comerciante Therezinha Mota, de 64 anos, também foi vítima da doença. Ela estava na UTI do PS há quatro dias, sendo que havia passado mais quatro internada na Prontoclínica de Rio Branco.

Antes dela, mais dois idosos que estavam internados na UTI do Pronto-Socorro não resistiram à doença. As vítimas foram uma senhora de 79 anos e um homem de 68 anos.

A oitava morte é de um idoso de 85 anos que faleceu em 19 de abril, por volta das 19h50, vítima da doença, no PS de Rio Branco. A sétima morte é de uma aposentada de 69 anos que faleceu no dia 18.

A sexta morte no estado é de um administrador de uma empresa e tem 51 anos. Ele estava internado há um mês no Hospital Santa Juliana, depois de ser diagnosticado com câncer, e morreu. A Saúde informou que o exame para Covid-19 deu positivo e ele havia sido transferido para UTI do PS com quadro clínico grave.

O exame confirmou que o motorista de aplicativo Mariano Neto, de 35 anos, que morreu no dia 14, foi em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. A família contou que, desde janeiro, ele fazia tratamento para uma pneumonia bacteriana e que o quadro havia se agravado em março. Ele foi a quinta vítima da doença.

A quarta vítima da doença foi o aposentado João Faustino Gadelha, de 79 anos. Ele estava internado na UTI do PS em Rio Branco desde o dia 6 de abril, quando chegou já em estado grave. Esta foi a primeira morte registrada em Plácido de Castro, tendo em vista que a vítima morava lá.

A terceira vítima do vírus, Andre Avelino, de 82 anos, morreu no Lar Vicentino, no dia 11 e o exame que comprovou a causa da morte como Covid-19 saiu um dia depois.

Além deles, Antônia Holanda, de 79 anos, e Maria Lúcia Pismel de Paula, de 75, morreram no dia 6 e 9, respectivamente, por complicações após serem diagnosticadas com Covid-19.

Depois da morte de Avelino, mais dois idosos do abrigo tiveram que ser levados à Unidade de Pronto-Atendimento em Rio Branco para avaliação e acompanhamento médico, mas o resultado para a doença deu negativo. Uma higienização também foi feita no local.

Alunos de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) criaram um canal de teleatendimento que está ajudando nas orientações e até encaminhamentos de casos suspeitos da doença.

Uma pesquisa, divulgada, na quarta-feira (15), mostra ainda que menos de 40% dos acreanos cumprem o isolamento social. De acordo com o levantamento, a segunda-feira (13) foi o dia em que o índice de isolamento mais caiu em todo o estado.