Coronavírus: NÚMERO de CASOS na CHINA Pode Ser 4 VEZES MAIOR.

647

 

O estudo da universidade de Hong Kong questiona os critérios e o número de testes feitos pela China para definir doentes por coronavírus no início do surto

Até o lançamento da quarta definição de “caso de Covid-19”, cada alteração levava a um aumento da quantidade de casos contabilizados.

“Se a quinta versão da definição de caso [de covid-19] tivesse sido aplicada desde o início do surto e fosse acompanhada de capacidade de testagem suficiente, estimamos que até 20 de fevereiro tivessem sido registrados 232 mil casos confirmados na China, em vez dos 55.508 que foram divulgados”, considera o estudo.

Acusações

O levantamento é divulgado no momento em que a China tem sido acusada por várias nações de não dizer toda a verdade relativamente aos números da covid-19. Os Estados Unidos são o país que mais responsabiliza a potência asiática. Nessa quarta-feira (22), o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, defendeu que o Partido Comunista chinês falhou em anunciar o surto em cima da hora.

Também países europeus já manifestaram dúvidas quanto à honestidade da China. O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou recentemente que “obviamente ocorreram coisas que não conhecemos”, enquanto no Reino Unido o ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab, defendeu como “absolutamente necessário” levar a cabo “uma revisão profunda de tudo o que aconteceu, incluindo a origem do surto”.

Donald Trump não só duvida dos números chineses como da origem do surto, tendo por várias vezes defendido a teoria de que o vírus escapou de um laboratório chinês em Wuhan.

Pequim negou várias vezes essas acusações. Nesta seman, o embaixador da China nos Estados Unidos pediu que as bases da relação entre os dois países sejam “seriamente repensadas”, criticando Washington por ignorar os cientistas e por fazer “acusações sem fundamento”.

Na semana passada, as autoridades de Wuhan revisaram o número de mortes contabilizadas e concluíram que ele era 50% superior ao que tinha sido divulgado, supostamente devido a atrasos ou incorreções e não por omissão de informações da China.