Agências bancárias são autuadas em Porto Velho por descumprir decreto do Governo

Entre os itens vistoriados estão o álcool em gel 70% que deve estar disponível para funcionários e clientes e o uso de máscaras. Mais de 280 autuações foram realizadas desde o início das fiscalizações.

433

Duas agências bancárias de Porto Velho foram autuadas na segunda-feira (20) por não estarem cumprindo as normas previstas no decreto de calamidade do Governo de Rondônia.

As fiscalizações nas agências foram realizadas por servidores da Agência de Proteção de Defesa do Consumidor (Procon) e da Vigilância Sanitária. Entre os itens vistoriados estão o álcool em gel 70%, que deve estar disponível para funcionários e clientes, e o uso de máscaras.

Também foram analisados em todas as agências os planos adotados para a desinfecção e limpeza dos locais.

Segundo o Procon, as visitas a estabelecimentos comerciais estão sendo realizadas desde o final de março, e 284 autuações já foram realizadas desde então. Para cada caso é determinado um prazo para que os autuados apresentem as explicações solicitadas.

Decreto do Governo

Um novo decreto foi publicado na última semana atualizando as normas para o funcionamento do comércio, previstas no documento divulgado no início do mês de abril. Uma das medidas é o uso obrigatório de máscaras por funcionários e clientes em todos os estabelecimentos.

Também devem ser feitas limpezas minuciosas de objetos, disponibilização de torneira com água e sabão ou álcool 70% e equipamentos de proteção como luvas e máscaras para funcionários, proibição e controle de clientes do grupo de risco, distância mínima de 2 metros entre funcionário e cliente, dentre outras.