Com 20 registros em 24h, casos de Covid-19 no Acre disparam para 135

Saúde diz que dos pacientes, 55 estão recuperados. Boletim aponta que número de mortes pela doença não aumentou.

334

Um aumento de 20 casos de Covid-19 foram registrados nas últimas 24 horas no Acre, segundo o boletim da Secretaria de Saúde do estado (Sesacre) desta sexta-feira (17). Os casos saltaram de 115 para 130 de quinta (16) para sexta. Além disso, o estado tem cinco mortes registradas pela doença.

O vírus já circula em seis das 22 cidades do estado. De acordo com a Saúde, 55 pessoas não têm mais o vírus no organismo, sendo consideradas recuperadas. Assim, 80 pessoas seguem em tratamento e a taxa de recuperação é de 41%. Dos casos, 10 são de pacientes que estão hospitalizados.

Nesta terça-feira (17), completa um mês desde que os primeiros casos foram registrados no estado acreano.

Novos casos

Dos 20 novos casos, apenas um é em Plácido, subindo para 14 registros da doença na cidade. Os outros são de Rio Branco, sendo seis servidores públicos, de 21 anos, outro de 31, um de 37 anos, um de 33 anos, outro de 38, e um de 53 anos, todos homens.

Há ainda em Rio Branco, uma profissional de saúde de 48 anos, um atendente de rotisseria de 31 anos, um vigilante de 37, uma engenheira de 39 anos, um atendente de 40 e um supervisor de vendas de 46 anos.

A lista continua com uma dona de casa de 22 anos, um nutricionista de 26, um vendedor de 33 anos, uma operadora de caixa de supermercado de 20 anos, uma técnica de laboratório de 50 e dois aposentados, um de 68 e outro de 85 anos.

Números

A Saúde informou que recebeu, até esta sexta-feira, 1.319 casos suspeitos, descartou 976, confirmou 135 e mais 208 seguem em análise. Todos os casos confirmados estão sendo acompanhados de perto pela equipe da Vigilância Epidemiológica no âmbito estadual e municipal.

Dos 135 casos, 105 são em Rio Branco; 12 em Acrelândia; um no Bujari; 14 em Plácido de Castro; um em Porto Acre e dois em Cruzeiro do Sul. Nesta última cidade, a segunda maior do estado, 80 pessoas estão sendo monitoradas depois de terem tido contato direto com o casal diagnosticado com a doença no domingo (12).

Mortes

O exame confirmou que o motorista de aplicativo Mariano Neto, de 35 anos, que morreu na terça-feira (14), foi em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. A família contou que, desde janeiro, ele fazia tratamento para uma pneumonia bacteriana e que o quadro havia se agravado em março. O caso só foi confirmado nesta quinta-feira (16).

A quarta vítima da doença foi o aposentado João Faustino Gadelha, de 79 anos. Ele estava internado na UTI do PS em Rio Branco desde o dia 6 de abril, quando chegou já em estado grave. Esta foi a primeira morte registrada em Plácido de Castro, tendo em vista que a vítima morava lá.

A terceira vítima do vírus, Andre Avelino, de 82 anos, morreu no Lar Vicentino, no sábado (11), e o exame que comprovou a causa da morte como Covid-19 saiu na noite de domingo (12).

Além deles, Antônia Holanda, de 79 anos, e Maria Lúcia Pismel de Paula, de 75, morreram na segunda (6) e terça-feira (9), respectivamente, por complicações após serem diagnosticadas com Covid-19.

Depois da morte de Avelino, mais dois idosos do abrigo tiveram que ser levados à Unidade de Pronto-Atendimento em Rio Branco para avaliação e acompanhamento médico. Uma higienização também foi feia no local.

Alunos de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) criaram um canal de teleatendimento que está ajudando nas orientações e até encaminhamentos de casos suspeitos da doença.

Uma pesquisa, divulgada, nesta quarta-feira (15), mostra ainda que menos de 40% dos acreanos cumprem o isolamento social. De acordo com o levantamento, a segunda-feira (13) foi o dia em que o índice de isolamento mais caiu em todo o estado.