Secretaria confirma quarta morte por Covid-19 no Acre; idoso de 79 anos estava internado há 9 dias

Aposentado era um dos 10 pacientes confirmados em Plácido de Castro. Ele estava internado desde o dia 6.

363

Subiu para quatro o número de mortes no Acre pela Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde (Sesacre) no início da tarde desta quarta-feira (15) e se trata de um dos 10 pacientes diagnosticados com a doença em Plácido de Castro, mas que estava internado na UTI do pronto-socorro na capital.

A vítima é o aposentado João Faustino Gadelha, de 79 anos, que tinha histórico de doença cardiovascular crônica e hipertensão arterial. Ele estava internado na UTI Covid, em Rio Branco, desde o dia 6 de abril, quando havia dado entrada em estado grave na Sala Vermelha e respirava por aparelhos.

A sobrinha dele, Maria José Gadelha, conta que o tio se manteve em isolamento e a família não sabe como ele pode ter contraído a doença. Os sintomas, segundo ela, começaram há mais de três semanas, com tosse, febre e muita falta de ar.

“Ele foi primeiro na unidade de Plácido de Castro, porque começou como se fosse uma bronquite, falta de ar. Lá ele ficou alguns dias, viu que a falta de ar estava muito grande, febre piorando e foi pra UPA do Segundo Distrito e, quando chegou lá, resolveram mandar para o PS, porque ele já tava bem ruim”, conta.

A família recebeu, ainda na terça (14), a notícia de que o paciente havia tido uma melhora no pulmão, mas que os rins estavam parando.

“Os médicos fizeram de tudo, toda a atenção deram para ele, mas essa é uma doença imunda”, diz emocionada.

Agora, a família do idoso está em monitoramento. Maria José diz que uma nora dele está com os sintomas e deve fazer o teste para saber se é Covid-19. O aposentado tinha sete filhos e o corpo, seguindo as recomendações, deve ser levado para o enterro em Plácido de Castro.

Dados do Acre

Até a terça-feira (14), o Acre registrou 99 casos em seis cidades e três mortes. Antônia Holanda, de 79 anos, e Maria Lúcia Pismel de Paula, de 75, morreram na segunda (6) e terça-feira (9), respectivamente, por complicações após serem diagnosticadas com Covid-19.

Já Andre Avelino, de 82 anos, morreu no Lar Vicentino, em Rio Branco, no sábado (11), e o exame que comprovou a causa da morte saiu na noite de domingo (12).

No último boletim, a Saúde informou que recebeu 1.008 casos suspeitos, descartou 814, confirmou 99 e mais 95 seguem em análise.

Dos 99 casos, 74 são em Rio Branco; 11 em Acrelândia; um no Bujari; 10 em Plácido de Castro; um em Porto Acre e dois em Cruzeiro do Sul. Nesta última cidade, a segunda maior do estado, 19 pessoas estão sendo monitoradas depois de terem tido contato direto com o casal diagnosticado com a doença no domingo (12).