Acre chega a 90 casos de Covid-19 e registra três mortes pela doença, aponta Saúde

A terceira morte foi registrada nesta segunda-feira (13) e foi de um idoso que estava no Lar dos Vicentinos, em Rio Branco. Cruzeiro do Sul registrou os primeiros casos.

353

Com 13 novos casos registrados nas últimas 24 horas, o Acre já tem 90 casos da Covid-19, segundo o novo boletim da Secretaria de Saúde (Sesacre), divulgado nesta segunda-feira (13). O número de mortes também subiu, saindo de 2 para 3.

Andre Avelino, de 82 anos, morreu dentro do Lar dos Vicentinos, em Rio Branco, no sábado (11) e o exame que comprovou a causa da morte saiu na noite de domingo (12).

O número de recuperados não mudou. De acordo com a Saúde, 47 pacientes não têm mais o vírus no organismo, sendo assim 43 pessoas seguem em tratamento. Do total de pacientes com a doença, apenas seis estão hospitalizados.

Os casos novos são de um casal em Cruzeiro do Sul, uma mulher de 44 anos e de um homem de 45. Em Plácido de Castro, os dois novos casos são de uma aposentada e um aposentado, ambos com 65 anos, e com histórico de transmissão comunitária, quando a pessoa não sabe de quem pegou a doença.

Em Acrelândia, mais um caso foi registrado, o de uma dona de casa de 55 anos e que também foi contaminada por transmissão comunitária, elevando de dez para onze casos.

Em Rio Branco, dois servidores públicos, um de 34 anos e outro de 38, também foram contaminados por contato com pessoa como vírus e já conhecida e uma dona de casa, de 55 anos, também foi mais um caso de transmissão comunitária.

Ainda na capital acreana, três profissionais de saúde, sendo uma mulher de 39 anos e dois homens, de 31 e 51 anos, também se contaminaram sem saber de quem. Há ainda o caso de uma mulher de 30 anos, que teve contato com pessoa conhecida já positiva para a doença. E o de um aposentado de 79 anos que pegou de um familiar.

Dos 90 casos, 68 são em Rio Branco; 11 em Acrelândia; um no Bujari; sete em Plácido de Castro; um em Porto Acre e Cruzeiro do Sul registrou os dois primeiros casos confirmados. No último boletim, eram 77 casos em todo o estado.

Além da morte do idoso no Lar dos Vicentinos, Antônia Holanda, de 79 anos, e Maria Lúcia Pismel de Paula, de 75, morreram na segunda (6) e terça-feira (9), respectivamente, por complicações após serem diagnosticadas com Covid-19.

Saúde diz que dos 90 pacientes, 47 já podem ser considerados recuperados, ou seja, não apresentam mais o vírus no organismo, configurando assim uma taxa de recuperação de 52% dos pacientes.

A Saúde informou que recebeu 953 casos suspeitos, descartou 785, confirmou 90 e mais 78 seguem em análise. Todos os casos confirmados estão sendo acompanhados de perto pela equipe da Vigilância Epidemiológica no âmbito estadual e municipal.

Alunos de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) criaram um canal de teleatendimento que está ajudando nas orientações e até encaminhamentos de casos suspeitos da doença.

A cidade de Acrelândia, com pouco mais de 15 mil habitantes, é a preocupação de autoridades. Depois do Ministério Público recomendar, a prefeitura da cidade acatou e decretou toque de recolher. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (9) e o toque de recolher é diário, das 19h às 5h.