Dois recém-nascidos são diagnosticados com coronavírus em maternidade de SP

Bebê apresenta sintomas gastrointestinais e está internado em UTI do Santa Joana na capital. Outro recém-nascido com a doença está assintomático e teve alta, informou a instituição.

427

Dois recém-nascidos foram diagnosticados com Covid-19 no Hospital e Maternidade Santa Joana, na Zona Sul de São Paulo. Um dos bebês teve sintomas da doença e está isolado e internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. O outro, por estar assintomático, teve alta hospitalar.

Salto, interior de SP, confirma caso de coronavírus em bebê de 9 meses

As informações acima foram confirmadas nesta terça-feira (7) ao G1 pela assessoria de imprensa do Santa Joana, que atende planos particulares e convênios médicos (leia abaixo a íntegra do seu posicionamento). Ela não informa, no entanto, como os recém-nascidos adquiriam a doença.

De acordo com a nota da entidade, gestantes que passaram pelo hospital e testaram positivo para coronavírus estão em isolamento domiciliar. O comunicado não informa a quantidade de mulheres.

Apesar disso, o Santa Joana alega que os casos de coronavírus identificados na instituição estão “dentro da expectativa” por ser uma “maternidade de grande porte” e ter “estrutura para receber também casos de gestação de alta complexidade”.

Ainda segundo a comunicação do Santa Joana, uma mulher com 8 meses de gestação deu entrada no hospital com problemas respiratórios. O parto teve de ser antecipado, mas o bebê morreu devido à gravidade do seu estado de saúde, informou a maternidade.

O hospital também não respondeu à reportagem se a mulher que perdeu o bebê está com Covid-19, se acabou internada ou foi para sua residência.

Segundo o Santa Joana, uma equipe multidisciplinar do hospital diagnosticou o primeiro caso de coronavírus em recém-nascido depois de ele ter apresentado problemas gastrointestinais.

Como o bebê com Covid-19 estava na UTI Neonatal com mais três recém-nascidos, no mesmo ambiente, todos foram submetidos a testes para detectar a doença. Em dois deles o resultado foi negativo. Mas em outro, o exame deu positivo para coronavírus.

Como o segundo bebê diagnosticado com Covid-19 não apresentou sintomas, ele recebeu alta médica e deixou o hospital no último sábado (4). A maternidade não confirma, porém, se esse recém-nascido liberado foi contaminado pelo outro, que está na UTI.

Nota

Veja abaixo a íntegra da nota do Santa Joana sobre os casos de coronavírus confirmados no hospital e maternidade.

“O Hospital e Maternidade Santa Joana tem ciência da sua responsabilidade frente à pandemia da COVID-19 e, por isso, desde o início criou um Comitê de Crise formado por infectologistas, obstetras e enfermeiros, além da diretoria e outros executivos, incluindo a área de suprimentos, que se reúnem de forma virtual diariamente para discutir e atualizar condutas e protocolos da maternidade em relação ao novo coronavírus com o objetivo de priorizar a segurança de pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde.

Em relação à estrutura da maternidade, foram criadas áreas específicas para receber pacientes com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, desde a triagem na recepção, onde são orientados quanto ao uso da máscara, e seguindo para o Pronto Atendimento exclusivo separado da rotina, além de quartos de internação, UTI Adulto e UTI Neonatal. É importante ressaltar que o Santa Joana não é um hospital geral e atende exclusivamente mulheres e neonatos.

Os casos identificados de COVID-19 estão dentro da expectativa da Instituição por ser uma maternidade de grande porte e que realiza volume alto de partos por mês devido a sua estrutura para receber também casos de gestação de alta complexidade. As gestantes que passaram pela maternidade e testaram positivo para a COVID-19 estão em isolamento domiciliar por apresentar quadro leve da doença e se recuperando dentro do esperado.

Também, o preparo da equipe multidisciplinar permitiu investigar e diagnosticar rapidamente o primeiro caso positivo da COVID-19 em um recém-nascido, que apresentou sintoma gastrointestinal – sinal atípico da doença e relatado na literatura como menos frequente.

Na UTI Neonatal havia mais três bebês com quem dividia o mesmo ambiente e todos foram submetidos ao teste para diagnóstico da COVID-19, sendo que dois deles resultaram em testes negativos e um deles resultou em teste positivo, este porém com quadro assintomático da doença e que recebeu alta na manhã de sábado, 4 de abril de 2020. O recém-nascido que permanece internado está isolado em UTI Neonatal exclusiva, sem proximidade com pacientes, e seu quadro é estável.

O Santa Joana registrou também a entrada da paciente com 32 semanas de gestação e quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e, por isso, houve necessidade de antecipar o parto e o feto não sobreviveu em consequência da gravidade do quadro de saúde materno.

Assim como os órgãos oficiais de saúde vêm alertando, nas próximas semanas há previsão do crescimento do número de casos de COVID-19 no país e, consequentemente, aumenta a probabilidade de gestantes e bebês com suspeita ou diagnóstico da doença. Com isso, o Santa Joana reafirma que segue todos os protocolos e orientações do Ministério da Saúde (MS) e, para os casos confirmados como positivos da COVID-19 ou óbitos, comunica primeiramente as autoridades epidemiológicas do Município e do Estado de São Paulo.

O Hospital realiza a gestão de todos os recursos necessários para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 e reitera o compromisso com a transparência e segurança de todos que passam pela maternidade, além de reforçar seu trabalho para continuidade da excelência no atendimento do binômio materno-fetal e garantia de uma assistência segura e humanizada.”