Governador do AC diz ter sido aconselhado por Mandetta a não seguir orientações de Bolsonaro para reabrir comércio

Governador contou sobre conversa com ministro durante uma reunião em Cruzeiro do Sul, interior do Acre.

349

Durante uma reunião com membros da saúde em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, o governador do estado, Gladson Cameli, disse que foi aconselhado pelo ministro da Saúde, Henrique Mandetta¸ a não seguir as recomendações do presidente Jair Bolsonaro para reabrir o comércio, escolas e faculdades do estado. O áudio foi divulgado nas redes sociais.

Gladson afirma que ligou para o presidente pedindo um audiência após pronunciamento na terça-feira (24) em que criticava a postura dos governadores estaduais de fecharem estabelecimentos comerciais para evitar o avanço do novo coronavírus. O governador afirmou que iria até Brasília dizer que reabriria o comércio no Acre, seguindo a recomendação presidencial.

“Ia sair de Rio Branco, chegar para ele: ‘presidente, tudo bem? Então, vou seguir sua orientação. Se é para abrir, vamos abrir. Mas, está aqui, não tenho condições de arcar com as consequências’. Estou seguindo uma lógica. Foi quando liguei pro ministro da Saúde, que disse: não faça isso!”, declarou.

Procurada pelo G1, a assessoria do Ministério da Saúde não quis comentar as declarações do governador e se limitou a dizer que “as orientações do Ministério da Saúde são para promover o distanciamento social e evitar aglomerações. O Ministério da Saúde está à disposição para debater com secretarias estaduais de Saúde as medidas adequadas para cada momento”.

Também procurada pela reportagem, assessoria do governo disse que não ia comentar a entrevista dada pelo governador.

Cameli acrescentou ainda durante a reunião que as decisões tomadas por ele são para salvar vidas.

“Não sou profissional da área de saúde, estou usando o que está chegando nas minhas mãos. Se fizerem uma opção pela parte econômica, eu fiz para salvar vidas. Se estou certo ou errado o tempo vai dizer. Não quero ter na consciência que não fiz meu papel e dever”, reafirmou.

‘Chame os donos de funerárias e mandem se preparar’

O governador revelou também outro alerta que recebeu de Mandetta, caso optasse pelo fim do isolamento social.

“Chame os donos de funerárias e mandem se preparar. Se o homem disse isso para mim vou fazer o quê? Vou dizer que o negócio é simples e ser irresponsável? Não vou”, relembrou.

Nesta segunda-feira (30), os casos confirmados do novo coronavírus no Acre subiram para 41, segundo boletim divulgado pela Secretaria estadual de Saúde. Dos confirmados, 34 são de Rio Branco; 6 em Acrelândia e 1 em Porto Acre.

Duas pacientes estão na UTI do Pronto-Socorro.