Mutirão de cirurgias de catarata é realizado em Jaru, RO

Objetivo é atender cerca de 3 mil pessoas da cidade e de outros 15 municípios. Prioridade será dada inicialmente para pacientes com mais de 55 anos.

294

Um mutirão para a realização de cirurgias de catarata vai acontecer em Jaru (RO) para atender pacientes que estão na fila de espera, tanto na cidade, quanto em outros 15 municípios da região.

Tatiane Almeida, secretária de Saúde em Jaru, diz que pelo menos três mil cirurgias devem ser realizadas em pessoas que já estão na fila de espera e têm mais de 55 anos.

A secretária também informou que os pacientes que ainda não estão na fila de espera do Sistema Nacional de Regulação, Sisreg, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

“As pessoas que ainda não estão na fila podem ir [a uma UBS] portanto o cartão do SUS. Aquelas que tiverem encaminhamento para um médico oftalmologista para cirurgia, podem levar esse encaminhamento, e aquelas que não têm o encaminhamento, mas têm os sinais de catarata, podem procurar a Unidade Básica de Saúde. [Nesse último caso] vão passar pelo clínico geral, que vai encaminhar para ser agendada no Sisreg”, explica.

Realizado através de uma parceria entre o Governo de Rondônia e a Secretaria Municipal de Saúde de Jaru, o mutirão terá recursos de uma emenda parlamentar. Atualmente, na região, existem pacientes há pelo menos dez anos na fila de espera para a cirurgia.