Sisu 2020 tem quase 1,5 milhão de inscritos; seleção vai até domingo

Sisu já teve 1.450.608 inscritos e 2.772.054 inscrições, segundo balanço divulgado pelo ministério da Educação (MEC), na manhã desta quinta-feira (23).

373

O ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quinta-feira (23), o balanço das inscrições ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que aponta que 1.450.608 pessoas já fizeram 2.772.054 de inscrições. O número de inscrições é maior que o de inscritos por que cada pessoa pode se candidatar em até dois cursos.

Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas em todo o país.

Na última quarta-feira (22), o ministério disse que os problemas apresentados no site de inscrição, no início do processo, já estão resolvidos. O ministro disse em uma rede social que “O sistema está rodando normalmente. Não teve interrupção. […]. Está tudo funcionando”. Entretanto, estudantes voltaram a relatar instabilidades na tarde deste segundo dia de Sisu.

O MEC alerta que todos os dias, entre meia-noite e 1 hora, o sistema é interrompido para serem feitas as classificações de todas as inscrições.

Inscrição do Sisu 2020 pode ser feita por dispositivos móveis — Foto: Reprodução/Sisu

Cronograma do Sisu 2020

  • O Sisu abriu inscrição na última terça-feira (21)
  • Fim das inscrições: 23h59 de 26 de janeiro (domingo)
  • Resultados: 28 de janeiro
  • Prazo para participar da lista de espera: 29 de janeiro a 04 de fevereiro
  • Convocação dos candidatos em lista de espera: 07 de fevereiro a 30 de abril

Acompanhamento das notas

Para ter mais chance de conseguir uma vaga, é importante que o candidato entre uma vez ao dia para acompanhar como vai a sua candidatura. Conforme os candidatos vão se inscrevendo, a disputa vai ficando mais acirrada porque o sistema seleciona os estudantes pela nota do Enem. Assim, se um candidato com nota maior se inscreve depois, ele passa à frente do candidato que já estava inscrito.

Gilberto Alvarez, diretor do Cursinho da Poli, explica que o Sisu tem por princípio não estabelecer uma nota de corte fixa, varia a todo o momento, de acordo com as notas daqueles que estão se inscrevendo no portal. “Por isso, se no segundo dia a nota não valer para entrar no curso escolhido no primeiro dia, o candidato pode mudar de opção”, indica Alvarez.

Ao entrar no Sisu para verificar o ranking, o estudante deve avaliar (ver foto):

  • Quantas vagas estão disponíveis;
  • Qual a posição em que se encontra;
  • Se a nota é suficiente para garantir uma vaga.

Classificação, como aparece para os candidatos, é atualizada uma vez ao dia. — Foto: Reprodução site Sisu

Se o estudante quiser concorrer a apenas uma vaga em uma única instituição, ele não precisa verificar o sistema todos os dias. Basta se inscrever e esperar. Mas se tiver mais de uma opção, o recomendado é que ele verifique a inscrição ao menos uma vez ao dia, entre 21 e 24 de janeiro, para ver se quer manter as opções selecionadas, ou se quer trocar de curso, instituição ou cidade.

Sisu 2020: como se inscrever

  • As inscrições devem ser feitas na página do Sisu.
  • Podem participar os candidatos que fizeram o Enem em 2019 e não tiraram nota zero na prova de redação. Nesta edição, são 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país.
  • Cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar.
  • Também é necessário definir a modalidade na qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).