Jhony Paixão recebe alunos de todo Estado para conhecer pontos turísticos da Capital

A ação foi possível através da liberação de emenda de R$ 45 mil de autoria do deputado

393

Permitir que estudantes de todo Estado conheçam os principais pontos turísticos da Capital, foi objeto de ação e liberação de emenda parlamentar na ordem de R$ 45 mil, de autoria do deputado estadual Jhony Paixão (Republicanos). Nesta quinta-feira (21), 14 alunos de vários munícipios ganharam a oportunidade de conhecer os principais pontos turísticos de Porto Velho, como premiação de um concurso cultural. Eles estavam acompanhados de pais e responsáveis.

De acordo com o deputado, ele vai sugerir ao Governo de Rondônia que esta ação faça parte do calendário de eventos da Secretaria de Turismo (Setur), e da Secretaria de Educação de Rondônia (Seduc), para proporcionar que os jovens alunos conheçam de perto a história do Estado em que moram, começando pela Capital.

Cada aluno escolhido participou de um processo seletivo, realizado pelos Conselhos Regionais de Educação em cada região, com edital, inscrição, e realização de provas. Os primeiros colocados ganharam o direito de estar em Porto Velho e ter uma aula in loco de história e geografia do Rondônia, pelo professor e historiador Lourismar Barroso. “Essa aula de educação patrimonial vem para marcar a vida desses estudantes, pois a teoria é importante, mas conciliar isso com a prática e visitar os monumentos históricos é algo transformador. ”, frisou.

Jhony narrou aos estudantes que, desde o início do mandato já pensava em propor uma transformação educação e cultural nas escolas públicas do Estado. “Hoje estar acompanhando essa visita com crianças e adolescentes é emocionante, e saber que a ideia vai transformar a vida e o conhecimento de cada um é motivo de orgulho e sentimento de dever cumprido”, detalhou.

O deputado ressaltou ainda que, enquanto for deputado estadual quer esse projeto em prática, para atingir mais e mais estudantes, até que alunos de escolas públicas de todo o Estado tenham passado por essa experiência.

 

Estudantes 

O aluno indígena Vinicius Apitwin Aruá, de 14 anos da aldeia Fluvial Cajuí, em Alta Floresta, disse que não tem palavras para expressar tamanha alegria. Que não conhecia a capital, e sabe que um desenho que ele produziu em sala de aula permitiu a viagem, juntamente com a mãe, só lhe dá mais incentivo para investir na arte de pintar e na maior valorização da cultura indígena em Rondônia.

Já a estudante de nacionalidade boliviana, Ariely Zilem Ortega Nova, de 14 anos, que mora apenas há um ano no Brasil, no município de Costa Marques, disse que foi uma grande surpresa o resultado do concurso. Ariely, que só fala espanhol, e precisa da mãe para traduzir a conversa, disse que não sabia que tinha esse potencial, e que ficou muito emocionada ao descobrir que conheceria a Capital de Rondônia, por conta de um concurso. “Só tenho alegria no meu coração”, relatou.

O deputado Jhony participou com os alunos de todas as visitas, começando na praça das Três Caixas D´agua, seguindo ao prédio da Unir centro, no Palácio Getúlio Vargas, Mercado Central, Praça Marechal Rondon e Memorial Marechal Rondon, com relatos de como surgiu a capital e o Estado de Rondônia.

 

Novo Concurso  

Nesta sexta feira (22), os alunos vão conhecer a estrutura do novo prédio da Assembleia Legislativa, e vão participar de um novo concurso de pintura, no Centro Político Administrativo (CPA). O tema será sorteado na hora, e os estudantes terão o prazo de 1 hora e 30 minutos para pintar uma tela abordando o tema proposto.

O concurso será avaliado pelo deputado Jhony Paixão, o artista plástico Mikéliton Alves e por dois artistas plásticos indicados pela Seduc. A premiação, que também vai utilizar os recursos da emenda liberada pelo deputado, será uma viagem para o Rio de Janeiro com direito a acompanhante, segundo lugar vai ganhar um Notebook e o terceiro lugar um tablet.