Pecuaristas de Nova Mamoré, RO, investem em tecnologia para alavancar produção de leite

Cerca de 700 mil cabeças de gado pertencem a 1,5 mil produtores de leite cadastrados na Emater. Nova Mamoré ocupa o primeiro lugar na produção de leite de RO desde 2017.

464

Com uma produção média de 124 mil litros de leite por dia, Nova Mamoré (RO), distante a pouco mais de 300 quilômetros de Porto Velho, é o maior produtor de leite do estado, segundo dados da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO). Na região, diversos pecuaristas estão investindo em tecnologia para melhorar a produção.

Nova Mamoré é considerada a bacia leiteira do estado há pouco mais de dois anos. O município tem aproximadamente 30 mil habitantes e a principal atividade econômica é o agronegócio.

Atualmente, 1,5 mil produtores estão cadastrados na Emater. Programas de melhoramento genético, nutrição e manejo reprodutivo foram fatores essenciais para o aumento da produção de leite.

Esse é o caso de Marlen Ângelo, que trabalha no ramo há 35 anos e atualmente é possui 180 cabeças de gado. A propriedade dele chega a produzir 500 litros de leite por dia, e isso é consequência de investimentos em tecnologia para o melhoramento genético do rebanho.

“Tenho pouco mais de 20 novilhas para implantar embrião de gado leiteiro vindo de Minas Gerais, e com isso espero que a produção aumente e seja mais rápido. O gado daqui demora a dar leite, geralmente leva de 4 a 5 anos”, conta.