Planeta dos Macacos: veja a ordem correta para assistir aos filmes

Com a estreia de Planeta dos Macacos: O Reinado, é hora de pensar novamente por onde começar a assistir a saga de ficção científica

58

A franquia Planeta dos Macacos conta em sua totalidade com dez filmes, três linhas do tempo, uma série de TV e uma animação, o que causa confusão para aqueles que desejam assistir à história na ordem correta. Qual filme você precisa assistir para entender os mais novos ou será que é necessário assistir toda a saga?

As duas eras de Planeta dos Macacos (Imagem: Reprodução/20th Century Studios)

Os filmes de Planeta dos Macacos podem ser divididos em três sagas: a série original, o remake e o reboot. Entre elas, o único filme que não tem ligação alguma com qualquer outro é o remake de 2001, dirigido por Tim Burton. Para saber quais filmes você precisa assistir para acompanhar a nova leva de produções de Planeta dos Macacos, confira a seguir.

Era do Reboot

Caesar é o centro da primeira trilogia do reboot de Planeta dos Macacos (Imagem: 20th Century Studios)

Em 2011, foi iniciada uma nova era da franquia Planeta dos Macacos, que ignora a trama dos filmes antigos, contando como os símios começaram a evoluir até se tornarem “donos” do planeta.

E, apesar de os filmes terem algumas homenagens, principalmente ao clássico de 1968, podem ser assistidos sem saber absolutamente nada sobre as produções antigas.

Dirigido por Rupert Wyatt (A Rebelião), o filme é estrelado por James Franco (Homem-Aranha) como um cientista humano e Andy Serkis (O Senhor dos Anéis), conhecido por seu trabalho de captura de movimentos, no papel de Caesar, o futuro líder dos macacos.

Uma pesquisa em símios para buscar a cura do Alzheimer faz com que uma macaca se torne extremamente inteligente, mas fique violenta ao proteger a sua cria recém-nascida, sendo abatida assim que sai de sua gaiola. O cientista ajuda o bebê macaco, dando a ele o nome de Caesar e descobrindo que ele herdou a inteligência avançada de sua mãe.

Aos poucos, o macaco começa a questionar sua origem e seu lugar do mundo, ao mesmo tempo que uma nova versão da droga usada como cura do Alzheimer sofre uma mutação que pode ser letal para a raça humana.

Planeta dos Macacos: O Confronto

Dez anos após os acontecimentos do primeiro filme, Caesar é líder de uma comunidade de macacos no meio da floresta, enquanto a população mundial foi reduzida drasticamente por um vírus, que ao mesmo tempo, fez com que macacos evoluíssem rapidamente e se tornassem mais inteligentes.

Isso causa um conflito entre os humanos sobreviventes e os símios, que liderados por Caesar, ainda tentam encontrar uma forma de coexistência.

Planeta dos Macacos: A Guerra

Após os acontecimentos de Planeta dos Macacos: O Confronto, Caesar é forçado a entrar em conflito mortal contra um exército de humanos. Considerado o fim da trilogia Caesar, o longa traz grandes consequências para as duas raças e todo o planeta.

Planeta dos Macacos: O Confronto e Planeta dos Macacos: A Guerra foram dirigidos por Matt Reeves, que depois assumiria a direção de O Batman, o qual Andy Serkis foi escalado para interpretar o mordomo Alfred, dando continuidade à parceria.

Planeta dos Macacos: O Reinado

O filme mais recente da saga, Planeta dos Macacos: O Reinado se passa mais de 300 anos após os acontecimentos do último longa, focando em um novo herói chamado Noa, um chimpanzé que se vê atacado por uma tribo de macacos que seguem, de maneira distorcida, os preceitos de Caesar.

Ao encontrar uma humana que consegue se comunicar normalmente, Noa acaba descobrindo mais sobre o mundo e sobre o antigo líder dos macacos. Apesar de parecer com um novo reboot, já que se passa gerações após os acontecimentos do último filme e isso permite que você comece a assistir por ele, ter acompanhado a saga desde o reboot de 2011 traz mais peso para a história.

O Reinado traz no elenco Frey Allen (The Witcher) e é dirigido por Wes Ball, diretor de Maze Runner: Correr ou Morrer e do futuro filme de The Legend of Zelda.

Era Clássica de Planeta dos Macacos

Apesar de a era clássica da franquia ter se encerrado em 1973, ela traz uma história bastante interessante, mostrando a civilização dos macacos já em estado bastante avançado. Com humanos em estado quase primitivo, a trama gira em torno dos símios, envolvendo elementos como viagem no tempo e críticas sociais à guerra e discriminação.

A ordem de lançamento dos filmes é a seguinte:

  • Planeta dos Macacos
  • De Volta ao Planeta dos Macacos
  • Fuga do Planeta dos Macacos
  • Conquista do Planeta dos Macacos
  • A Batalha do Planeta dos Macacos

Todos os filmes da franquia estão disponíveis no Disney+. Planeta dos Macacos: O Reinado estreiou nos cinemas no dia 9 de maio.