Cirone Deiró enaltece a produtividade e qualidade do cacau em Rondônia

Ele aproveitou o Dia do Cacau para pedir apoio do Governo à cultura cacaueira no Estado

934

O deputado estadual Cirone Deiró (Podemos), durante pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira (26), enalteceu a produção cacaueira em Rondônia, por sua produtividade e qualidade.

“Como presidente da Comissão de Agropecuária e Política Rural desta Casa, não poderia deixar de registrar o dia do Cacau, comemorado nesta terça-feira. Temos cidades que homenageiam o cacau em seu nome, como Cacoal, Theobroma, Cacaulândia e Jaru”, destacou.

Cirone disse ainda que “visitei a Câmara Setorial do Cacau, e fui informado de que se produzia 800 kg por hectare. Mas, hoje, com os clones, estamos produzindo cerca de 4 toneladas por hectare. É uma opção de produtividade o ano inteiro, e vamos solicitar que o Governo incentive a produção cacaueira em Rondônia”.

Para o deputado, o café é outro exemplo de cultura que esteve relegada, mas que se reergueu. “A cafeicultura estava em baixa, mas a então deputada estadual Glaucione Rodrigues, acreditou e assegurou mudas de café clonal para a região de Cacoal, e hoje o café robusta de Rondônia é respeitado no país todo”.

O parlamentar afirmou ainda que “na questão dos cartórios, não é uma briga para eles, mas sim para o povo de Rondônia. Precisamos trazer esse assunto à baila e discutir também com a sociedade”, observou.

Cirone Deiró relatou que esteve em reunião recente em Rolim de Moura, tratando do fortalecimento da regionalização da saúde. “Queremos que o Estado possa interceder para a criação de um consórcio, para a contratação de especialistas em saúde, que atenderia na região de Rolim de Moura”.

Ele também se posicionou contrário à decisão do Governo, em transferir para as prefeituras, a responsabilidade na saúde indígena.

 

Pesar

Cirone manifestou ainda seu pesar pela morte do jornalista esportivo de Cacoal, José Carlos Pereira, ocorrida nesta terça-feira.