Guedes diz que Brasil corrigirá excessos e erros na questão ambiental e que país quer ajuda

Em reunião da OCDE, Guedes disse que Brasil é um dos países que mais preservam o meio ambiente e protegem seus povos indígenas.

394

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda-feira (13) que o Brasil quer cooperação e ajuda para preservar o meio ambiente. Segundo o ministro, se há erros ou excessos nas políticas ambientais do Brasil, eles serão corrigidos.

“O Brasil sabe da importância do crescimento sustentável do ponto de fiscal e ambiental. O Brasil é um país que alimenta o mundo preservando o meio ambiente. Se há excessos e se há erros, corrigiremos”, disse o ministro durante reunião virtual da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Durante seu discurso, Guedes afirmou que o Brasil é um dos países que mais preservam seus recursos naturais e que mais protegem seus povos indígenas. Porém, disse que o país tem dimensões continentais e que, por isso, precisa de ajuda.

“Sabemos respeitar tanto o nosso meio ambiente quanto os povos indígenas. Sabemos que temos que preservar e proteger e queremos apoio para fazer isso melhor”, afirmou.

O governo brasileiro tenta melhorar sua imagem em relação à proteção da Amazônia e de povos indígenas diante de críticas e alertas que tem recebido de investidores, preocupados com temas como aumento do desmatamento e de queimadas na região.

Na última semana, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou um novo recorde de desmatamento na Amazônia. Nesta segunda, o Ministério de Ciência e Tecnologia exonerou uma das coordenadoras do órgão.

Desde que tomou posse, o presidente da República Jair Bolsonaro é criticado por ter tomado medidas que afrouxaram a fiscalização ambiental.