Vídeo: ‘Morra Quem Morrer’: Prefeito Anuncia REABERTURA do COMÉRCIO

2166
video
play-sharp-fill
Após afirmar durante transmissão ao vivo nas redes sociais que a reabertura do comércio no município de vai acontecer “morra quem morrer”, o prefeito Fernando Gomes (PPB) decidiu voltar atrás da decisão e manteve a suspensão das atividades. Durante seu pronunciamento, o prefeito havia garantido a reabertura do comércio para o dia 9 de julho, mesmo com apenas, segundo ele, 10 leitos disponíveis para o tratamento de pacientes com sintomas graves do coronavírus (Covid-19).

Diante dos 2.637 casos confirmados da doença e 79 óbitos já registrado no município, Gomes disse esperar que pretende esperar que “essa situação diminua nesses oito dias”.

Apesar das últimas declarações, o prefeito resolveu voltar atrás da decisão de retornar às atividades comerciais no município “pois recebeu um relatório da Procuradoria Jurídica do Município informando sobre a ocupação de 100 % dos leitos de UTI”.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Itabuna que afirmou que a fala de Gomes teria sido “mal interpretada”:

“A Prefeitura de Itabuna informa que, durante uma coletiva de imprensa na terça-feira, 30 de junho, o prefeito Fernando Gomes teve uma fala mal interpretada. De acordo com a fala do prefeito ele estava contrariado com a situação, porque entende a necessidade da reabertura do comércio, visto que o comércio está há mais de 100 dias fechado, aproximadamente 40 lojas não voltarão a abrir em Itabuna, e vários pais de família estão desempregados”, explica.

A assessoria explicou ainda os motivos pelos quais o prefeito decidiu voltar atrás da decisão de reabrir o comércio no município:

“Mas voltou atrás na decisão da reabertura pois recebeu um relatório da Procuradoria Jurídica do Município informando sobre a ocupação de 100 % dos leitos de UTI. De acordo com o prefeito, “Seria irresponsabilidade reabrir o comércio com 100% de ocupação dos leitos da UTI”. E ainda ressaltou que ninguém ficará sem atendimento  no município. “Se houver necessidade, vamos fazer transferências para outra cidade com leitos disponíveis”. Nos próximos dias 10 novos leitos de UTI serão instalados no Hospital de Base. E no dia 9 de julho o comércio provavelmente  será reaberto”, concluiu.