Veículos são entregues para fortalecer ações do Pró-Leite em Rondônia

378

O desenvolvimento de ações que buscam fomentar a cadeia do leite no Estado, com foco especial em gerar renda aos pequenos produtores, tem garantido um avanço no segmento e a motivação foi um dos destaques observados durante a realização do 2º Dia Especial de Pecuária Leiteira que aconteceu na sexta-feira, 20, no município de Castanheiras, na propriedade o produtor Anderson Pulucena. Presente ao evento, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, também fez a entrega de caminhonetes que serão distribuídas para os escritórios da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) e Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).

O governador participou de uma extensa agenda na última semana na região de Ji-Paraná, quando vistoriou a obra de recuperação do Anel Viário; entregou toneladas de calcários que serão utilizados para a correção do solo em áreas rurais; assinou a Ordem de Serviço para a obra do sistema de esgotamento sanitário em Ji-Paraná; bem como outras ações desenvolvidas.

No município de Castanheira, Marcos Rocha entregou sete caminhonetes para a Emater e outras três caminhonetes para a Seagri do Fundo Pró-Leite, programa estadual de melhoria da qualidade e produtividade do leite. Os veículos serão utilizados para fiscalização e monitoramento dos projetos financiados pelo Pró-Leite. A estimativa, conforme levantamento da Seagri e Emater, é que os veículos possam assistir a 1.500 propriedades por ano, totalizando 6 mil propriedades nos próximos 4 anos para os projetos da Emater financiados pelo fundo.

Na ocasião, os presentes ouviram do gerente do Banco da Amazônia, Marcos Valério da Cruz, que a instituição financeira tem disponível recursos financeiros destinado ao desenvolvimento do agronegócio – agricultura, pecuária, e outros segmentos agrícolas. Também durante a realização do 2º Dia Especial da Pecuária Leiteira, o produtor Anderson Pulucena foi contemplado com um kit para manejo de pastagem adquirido junto ao Fundo Pró-Leite. As linhas de créditos foram concretizadas com a entrega da proposta de crédito rural para investimentos na pecuária leiteira, visando a melhoria da infraestrutura da propriedade, com a construção de curral, cocheiras e aquisição de matrizes leiteiras, no valor de R$ 165 mil junto ao Basa.

No encerramento da solenidade foi antecipado que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, em parceria com a Secretaria Regional de Governo de Vilhena e Emater definiram município de Vilhena para a realização do 3º Dia Especial da Pecuária Leiteira que vai acontece no dia 19 de outubro, no auditório do Sicoob Credisul. Durante o evento, serão realizadas palestras abordando os temas: Gestão e Sucessão Rural; Empreendedorismo de Pai Para Filho; Um caso de Sucesso/Sucessão Familiar.

O governador deixou claro que a cadeia produtiva do leite tem se fortalecido nos últimos anos em Rondônia, colocando o agronegócio do leite em posição de destaque na economia do Estado. A região de Castanheiras tem a segunda média de produção de leite por dia e o governador destacou que a assistência para os produtores é fundamental.  “É um governo de todos. Estamos trabalhando e fazendo com que a nossa sociedade possa se desenvolver. Temos que nós unir para que possamos fazer com que Rondônia se desenvolva e eu, enquanto governador, irei trabalhar com seriedade. Nosso homem do campo, nossa mulher que mexe com a terra, são eles que levam alimento para nossa sociedade. Nossos produtores terão todo apoio necessário para que possam produzir mais”, salientou o governador.

Participaram do evento os deputados estaduais Jhony Paixão e Lebrão; o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves; secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Valdemir Carlos de Góes; diretor presidente da Emater, Luciano Brandão; secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani; prefeito de Castanheiras, Alcides Zacarias Sobrinho; e outras autoridades.