Guajará-Mirim Recebe Novo Sistema de Radiocomunicação Digital na Faixa de Fronteira

548

Nesta quinta-feira (29), às 8h, no 6º Batalhão da Polícia Militar, acontece a solenidade de inauguração do sistema de radiocomunicação digital em Guajará-Mirim. O novo padrão adotado pelo Estado de Rondônia, na comunicação digital, combate os crimes fronteiriços.

Guajará-Mirim é a segunda cidade a receber a tecnologia P25. Aos poucos, a ideia é expandir aos outros municípios substituindo a rede analógica pela digital.

A qualidade tecnológica dos rádios digitais Astro P25 não permite que criminosos tenham acesso às informações da polícia. O sigilo das informações acontece porque a mensagem é criptografada.

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, José Hélio Cysneiros Pachá, enfatiza que os equipamentos estão instalados dentro dos quartéis de Vilhena e Guajará-Mirim e que o novo sistema trouxe melhora nas condições de trabalho dos policiais, pois a tecnologia digitalizada é uma tendência nacional e Rondônia poderá, futuramente, interagir com outros estados da federação compartilhando informações de banco de dados.

“A vantagem é que nos podemos rastrear o rádio, saber a localização  e até cortar o sinal. Pois temos o total domínio operacional do sistema executado diretamente dentro dos quartéis que estão implantados,” finalizou Pachá.

Autoridades da segurança pública, promotores de justiça, deputados estaduais e vereadores foram convidados a conhecer o novo sistema digital na solenidade de inauguração do sistema de rádio, no 6º batalhão, localizado na Av. Duque de Caxias, 1848, bairro Dez de Abril em Guajarára-Mirim.