Eclipse solar poderá ser visto de Rondônia na próxima terça-feira, 2

Porto Velho vai poder ver 23% da passagem da lua na frente do sol. Próximo eclipse será em 2045.

486

O eclipse solar que vai atingir a América do Sul, na próxima terça-feira (2), poderá ser visto de forma parcial em Rondônia. Em Porto Velho, os moradores poderão assistir 23% do eclipse e a passagem da lua na frente do sol deve durar cerca de 1h40.

Este momento raro no estado vai ser possível devido ao eclipse solar total que vai atingir o Chile e a Argentina. Nestes países vizinhos a Lua vai bloquear os raios solares e, por quase 2 minutos, só será possível ver a coroa do Sol.

No estado de Rondônia, o eclipse deve iniciar a partir de 15h58, sendo que às 16h52 a lua está mais próxima do centro do sol. Por volta de 17h40, a lua deixará a borda do sol no estado.

G1 e a TV Globo acompanharão o fenômeno no Observatório La Silla, o primeiro do Observatório Europeu do Sul (ESO) construído no Chile. O próximo eclipse do sol ocorrerá no Brasil em 2045.

Os eclipses totais do Sol, apesar de ocorrerem com certa frequência, não acontecem nos mesmos lugares sempre. Os astrônomos dizem que provavelmente, com os ciclos de alternâncias dos locais, os terráqueos terão uma única chance de assistir na vida.

Eclipse solar será visto de forma parcial no Brasil — Foto: Wagner Magalhães/G1

Eclipse solar será visto de forma parcial no Brasil — Foto: Wagner Magalhães/G1