Turismo no Acre cresce 31,2%, segundo pesquisa

775

Dono de uma história singular, o Acre entra em 2018 para o ranking dos estados escolhidos como principal destino turístico da região Norte brasileira. O levantamento que mostra um crescimento de 31,2% nas visitas foi feito pela Polícia Federal, neste mês de junho. A pesquisa destaca o Amazonas e o estado do Amapá como destinos em alta para a entrada de turistas este ano. Segundo a pasta, juntos, os três estados da região Norte receberam mais de 140 mil visitantes só em 2018.

Conhecido como a terra de Chico Mendes e um lugar detentor de belezas naturais únicas como a Serra do Divisor, rios e trilhas ecológicas, o Acre faz fronteira de acesso ao Peru e a Bolívia, dispõe de 209 comunidades indígenas para aqueles que procuram um turismo cultural, com muito aprendizado e experiência.

O governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo, desde o início do ano vem traçando estratégias para o fortalecimento das atividades turísticas nos 22 municípios acreanos. A ideia é fomentar a economia, gerando emprego e renda às comunidades locais.

“O turismo no Acre é um turismo de experiência que tem crescido muito e temos que aproveitar essa onda das pessoas de quererem conhecer novas culturas, histórias e gastronomia local. Temos 16 etnias e muitas aldeias que já estão abrindo as portas ao público para seus festivais, assim como o ayahuasca e seus rituais e isso tem chamado a atenção do estrangeiro é hora de aproveitar”, disse a secretária.

Com os olhos do mundo voltados para o estado, a Agência Notícias do Acre reúne os principais pontos turísticos da capital e interior, da gastronomia às riquezas naturais, para que os visitantes  tenham informações sobre aonde ir para experimentar o melhor do turismo cultural que o Acre oferece.

Gameleira 

Localizada à margem direita do rio Acre está a Gameleira. No local é possível encontrar a centenária árvore que deu nome ao local, símbolo de perseverança e resistência do povo acreano e que serviu de referencial para a fundação da capital, no fim do século 19. Atualmente, o espaço é um grande calçadão, que hospeda pequenas lanchonetes, bancos para observação do manancial e o mastro da bandeira acreana.

Localização: Centro de Rio Branco, as margens do Rio Acre Foto: Sérgio Vale

Novo Mercado Velho

Antigamente conhecido como Mercado Municipal, hoje o Novo Mercado Velho é um ponto de encontro dos moradores e turistas que passam na capital acreana. Localizado na margem esquerda do rio Acre, de frente para a passarela Joaquim Macedo e as pontes Juscelino Kubitschek e Coronel Sebastião Dantas, o atrativo turístico conta com bares, restaurantes e lojas de artesanato, entre outros.

Localização: Av. Epaminondas Jácome – Centro/Rio Branco Foto: Arquivo/Secom

Palácio de Rio Branco

Sede do governo do Acre, o Palácio Rio Branco foi construído, inicialmente, na década de 1920, com o projeto arquitetônico do alemão Alberto Massler. Inspirado nas edificações gregas, foi inaugurado em 1930, porém, totalmente concluído no governo de José Guiomard Santos, em 1948. Em 2008, na gestão do governador Binho Marques, foi oficialmente instituído o Museu Palácio Rio Branco. No local, é possível contemplar o Obelisco dos Heróis da Revolução e a fonte da sagração. Além disso, pode-se, ainda, conhecer diversas fases da história do povo acreano por meio de vídeos, fotografias e depoimentos em áudio.

Construído no local que pertenceu a um dos integrantes que promoveu a Revolução Acreana, o Parque Capitão Ciríaco é considerado hoje de grande valor histórico. O local, considerado de proteção ambiental e cultural, foi transformado em parque em agosto de 1994, e conta com 4,6 hectares, com vegetação nativa amazônica, árvores frutíferas regionais e aproximadamente 400 seringueiras. Dispõe, ainda, de equipamentos de esporte e lazer, sala de leitura, de inclusão digital e construções retratando a arquitetura tradicional acreana.

Localização: AC-01, Segundo Distrito/Rio Branco – Funcionamento: Horário Comercial,  Foto: Arquivo/Secom

Horto Florestal

Contato: (68) 3228-2894

Mercado do Bosque

Contato: (68) 3223-3124

Quibe, baixaria, mingau e tapioca, entre muitos outros pratos típicos do Acre, são algumas das iguarias que podem ser encontradas no Mercado do Bosque. O espaço foi recentemente reformado pela prefeitura de Rio Branco e conta com 42 permissionários.

Localização: Avenida Nações Unidas – Bosque/Rio Branco Foto: Cedida

Sítio Histórico Quixadá

Telefone: (68)99204-4638

O Sítio Histórico do Quixadá foi construído, inicialmente, para a gravação da minissérie “Amazônia: de Galvez a Chico Mendes”, produzida pela Rede Globo. Atualmente, o local funciona como museu que guarda itens usados na trama, como roupas e objetos. Além disso, há também um restaurante que serve comidas típicas do estado.

Localização: Avenida Nações Unidas – Bosque/Rio Branco, – Funcionamento em horário comercial – Foto: Arquivo/Secom

Casa de Chico Mendes

Telefone: (68) 99941-1718

A Casa de Chico Mendes, em Xapuri, pertenceu ao líder seringueiro e traz consigo um grande peso histórico, pois foi o local onde ele viveu boa parte de sua vida e onde foi morto por um tiro.A residência é um imóvel simplório, que obedece a um sistema construtivo tradicional da região. O espaço de 4 metros de largura segue o estilo estilo caboclo em madeira, coberta de telha de barro. Lá, encontram-se objetos pessoais, inclusive a cadeira onde Chico morreu na noite de 22 de dezembro de 1988. A casa é tombada como patrimônio histórico cultural desde 2011.

Localização: Rua Doutor Batista de Morais, 455 – Xapuri/Rio Branco Foto: Arquivo/Secom

Seringal Cachoeira

Telefone: (68) 99943-4747 – Hospedagem e passeios somente com agendamento prévio

Com opções de trilhas, arvorismo, hospedagem em chalé e contato muito próximo à natureza, o Seringal Cachoeira é uma das opções mais procuradas por pessoas interessadas neste tipo de lazer. Localizado em Xapuri, o espaço dispõe de três chalés, sendo um para casais e um familiar, belichário feminino e masculino, além de restaurante e piscina. Para os aventureiros, há também arvorismo.

Localização: Ramal Cachoeira. KM 16/Rio Branco Foto: Arquivo/Secom

Trilha Chico Mendes

Contato: (68) 3224-3749

Localização: Reserva Extrativista Chico Mendes/Rio Branco Foto: Cedida

Catedral Nossa Senhora da Glória

Localizada no Centro de Cruzeiro do Sul, a Catedral Nossa Senhora da Glória é cartão postal da cidade. Fundada em 1931, a igreja foi construída em forma circular, de tijolinhos cor de barro escuro, ao estilo alemão.

Localização: Rua Rui Barbosa, s/no/Cruzeiro do Sul Foto: Arquivo/Secom

Rio Croa

Telefone: (68) 99945-5767
Cruzeiro do Sul

Cruzeiro do Sul. – Foto: Marcos Vicentti/Secom

Parque Linear

Localização: Avenida Marginal/Cruzeiro Sul

O Parque Linear conta 22 hectares, abrangendo os bairros Cobal, Remanso e Telégrafo, em Cruzeiro do Sul. Antes ocupando área irregular, o espaço foi transformado pelo governo do Estado e entregue à população em 2016. O local conta com pista de caminhada, ciclovia, espaço para prática de esporte, de convivência comunitária e de cultura.

Cruzeiro do Sul – Foto: Arquivo/Secom

Parque Chandless

Telefone:(68) 99217-1364
Manoel Urbano/Sena Madureira e Santa Rosa do Purus

O Parque Chandless está localizado entre os municípios de Manoel Urbano, Sena Madureira e Santa Rosa do Purus Foto: Arquivo/Secom

Geoglifos

Localização: Rio Branco

Foto: Sergio Vale

Serra do Divisor

Evastur Agência de Viagens: (68) 3322-3533
Calçadão Viagens e Turismo: (68) 3322-1900
Localização: Acesso fluvial pelo Rio Moa – Cruzeiro do Sul

O Parque Nacional Serra do Divisor é de proteção integral à natureza Foto: Sérgio Vale

Viagem ao Peru e Bolívia

Agência de turismo credenciada
Vivacre: (68) 99999-9487
www.vivacre.com/span>

Localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia, a Estrada do Pacífico possibilita que o Acre seja uma porta aberta para o mundo Foto: Sérgio Vale

Festival Yawa

Tarauacá
Agência de turismo credenciada
Vivacre: (68) 99999-9487

Considerada umas das maiores festividades étnicas da Amazônia, o Festival do povo indígena Yawanawá será realizado no segundo semestre do ano, na Aldeia Nova Esperança, que tem acesso pelo Rio Gregório, em Tarauacá. Para chegar ao local, são quase 15 horas de viagem, por via terrestre e fluvial.

Foto: Cedida