Projeto ‘Letras de Amor’ alfabetiza idosos de Cacoal, RO

Ideia é ajudar os idosos que não foram alfabetizados a aprenderem a ler e escrever. Fazem parte do projeto 20 idosos.

435

Para algumas pessoas, ler e escrever é algo cotidiano, enquanto para outras a conquista é a realização de um sonho. As aulas do projeto ‘Letras de Amor’, acontecem uma vez por semana em uma igreja de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho.

A ideia da idealizadora, a professora aposentada Neuza Cavalcante Nunes, é ajudar os idosos que não foram alfabetizados a aprenderem a ler e escrever. Fazem parte do projeto 20 idosos.

Dona Francisca Bayer frequenta as aulas do projeto. Ela nunca tinha estudado, mas hoje se orgulha de tudo que já aprendeu e, para garantir esse aprendizado, não falta em nenhuma aula.

“Eu ainda quero ler a bíblia, enviar cartas. Estou muito feliz em aprender a ler e a escrever e devagarinho eu vou melhorando”, disse orgulhosa.

Faustina é uma das alunas do projeto "Letras de Amor" — Foto: Reprodução/Rede AmazônicaFaustina é uma das alunas do projeto "Letras de Amor" — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Faustina é uma das alunas do projeto “Letras de Amor” — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

A estudante Faustina Pereira Pinheiro também é um exemplo. Aos 75 anos resolveu estudar e afirma que nunca havia frequentado uma escola antes.

“Meu sonho é não depender de mais ninguém para saber das coisas, quero ler documentos, somar números e parar de assinar com a digital”, deseja a idosa.

Assim como Francisca e Faustina, outros 19 alunos ‘embarcaram’ na busca pelo conhecimento. A ideia das aulas foi da professora Neuza. Ela conta que o projeto “Letras do Amor”, nasceu após ela se aposentar.

“Depois da aposentadoria, fiquei seis anos sem trabalhar. Sou professora, já trabalhei como alfabetizadora, então criei esse projeto para usar o meu tempo e ainda fazer o bem, ajudando os idosos que sonham em aprender”, explicou Neuza.

Neuza é professora no projeto social em Cacoal — Foto: Reprodução/Rede AmazônicaNeuza é professora no projeto social em Cacoal — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Neuza é professora no projeto social em Cacoal — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

As aulas acontecem uma vez por semana em uma igreja da cidade. O lugar é pequeno e improvisado. Na sala, quase não cabem todos os alunos. O quadro e as carteiras são frutos de doações. Mas mesmo com todos esses obstáculos, Neuza acredita que vale a pena, se o resultado é realizar sonhos.

“Nós temos 10 alunos que já estão conhecendo todas as letras e as sílabas e temos outros 10 que estão reconhecendo as letras e começando a juntar as letras para formar palavras”, observou a professora.

Turma se reúne para as aulas em uma igreja de Cacoal — Foto: Reprodução/Rede AmazônicaTurma se reúne para as aulas em uma igreja de Cacoal — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Turma se reúne para as aulas em uma igreja de Cacoal — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

As aulas são divididas em duas turmas: uma com os alunos que já aprenderam a ler e a escrever, e a outra com os que ainda estão no caminho. Para que todos fossem alfabetizados, outras três professoras também resolveram ajudar o projeto, como é o caso da professora Sueli Brizon.

“Ser pedagogo de jovens e adultos é bem diferente. Eles já conhecem o mundo, agora precisam aprender passar o que sabem para o caderno. É muito gratificante ver a evolução deles”, fala a professora de forma emocionada.