Secretário de agricultura de Porto Velho busca recurso para a agricultura familiar, em Brasília

Aquisição de calcário, recuperação de estradas e liberação do Pronaf estão entre as solicitações

462

O secretário Luiz Cláudio, titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Porto Velho (Semagric), acompanhado da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB), se reuniu, nesta quinta-feira (6/6), em Brasília, com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Márcio Montes, para apresentar demandas que resultarão em benefício ao produtor rural.

A primeira demanda apresentada pelo secretário diz respeito a aquisição de seis mil toneladas de calcário, para incentivar a correção do solo e impulsionar o programa do ‘Polo da Mandioca’, em Porto Velho. A segunda pauta é referente a uma solicitação, assinada há um mês pelo prefeito Hildon Chaves, para disposição de R$ 5 milhões que serão empregados na recuperação de estradas vicinais, para melhorar o escoamento da produção nas áreas rurais.

“No terceiro assunto, foi feita solicitação para que o Ministério da Agricultura interceda junto ao Banco da Amazônia, buscando a liberação dos recursos do Pronaf, que estão suspensos devido a inadimplência ter superado os 10%”, explicou o secretário Luiz Cláudio. Segundo ele, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura gostou da proposta e se comprometeu em, de imediato, interceder junto a diretoria nacional do Basa para liberar os recursos.