Antes de dar início a lista, preciso explicar que: Dorama é a definição para o gênero televisivo oriental, semelhante as séries ocidentais, é como uma série de geralmente uma temporada e uma média de dezesseis/vinte episódios. É tipo a nossa novela brasileira, mas bem mais curta. Há doramas coreanos, japoneses, filipinos, taiwaneses e chineses, todos com foco nas vidas dos asiáticos e em suas respectivas histórias. Durante muito tempo esses programas foram populares apenas na Ásia; entretanto, conforme a cultura coreana foi invadindo o Ocidente, os doramas passaram a ganhar grande destaque.

Os Doramas têm ganhado cada vez mais destaque entre os brasileiros, fãs ou não da cultura oriental, graças a sites e plataforma de stream como Viki e Netflix que proporcionam episódios legendados em português e informações sobre os doramas que mais bombam do lado de lá do mundo. Há também os fansubs, que são em sua maioria blogs e sites onde fãs legendam os episódios sem nenhum fim lucrativo, apenas para que outros fãs assistam e se divirtam.

    1. Há doramas adequados para cada gosto.

    Muitas pessoas pensam que pelos coreanos serem conhecidos pelo seu aegyo(jeito fofo) e tradicionalismo, seus doramas seguiriam essa lógica. Mas na verdade isso não acontece! Pelo K-Drama ser um gênero tão abrangente, as produções são muito variadas. Destacam-se os doramas de ação, comédia, fantasia e históricos.

Não são de difícil acesso, ao contrário do que muitos pensam.

  • Pelo idioma coreano ser muito diferente dos idiomas ocidentais, muitos tendem a crer que isso os tornariam inacessíveis. Entretanto, ocorre justamente o contrário! Pela hallyu (onda de cultura coreana) estar invadindo o ocidente, muitos interessados acabam criando fóruns na internet para compartilhar seus doramas favoritos. Há, também, sites especializados em doramas, como o DramaFever. A demanda tem sido tão grande, que, a própria Netflix tem investido em trazer mais produções coreanas para o seu catálogo.

  • As histórias retratam dramas reais.

    Se você acha que a fórmula de 13 Reasons Why é a ideal para retratar os dramas vividos pelos jovens, está muito enganado(a)! Os dramas coreanos, principalmente aqueles direcionados ao público jovem, costumam a retratar os problemas vividos pelos jovens da vida real sem temer ao brega, apostando nas expressões dos próprios atores. Ao invés de investir em cenas explícitas, os dramas trabalham muito com os diálogos, cortes de câmeras (muitas vezes vários ângulos para uma unica cena) e backstory dos personagens. Isso enriquece o enredo, sem apelar para o uso de maquiagem e efeitos visuais.

  • Os coreanos investem muito na produção dos K-Dramas.

    Aposto que você já acompanhou uma série muito boa que tinha efeitos especiais medíocres ou péssimos, mas não a abandonou por causa do enredo. Então, isso raramente acontece nos doramas, pois os estúdios investem muito em equipamentos, locações e efeitos especiais. Eles não economizam quando o assunto é produção, logo, é super comum ver dramas coreanos com fotografia, colorização, sonoplastia e efeitos especiais impecáveis.

Maior parte dos doramas tem trilha sonora original.

Poucas coisas na vida eu dou tanto valor quanto dou para trilhas originais. Na minha opinião, uma música criada para um personagem, ou para um momento da trama, enriquece qualquer produção. Os K-Dramas, em sua maioria, tem trilhas sonoras originais, compostas por músicos não tão famosos na Coréia. Isso resulta em uma ligação mais forte do espectador com a trama, tornando-o mais propício a assisti-la até o final.

Ultimamente há uma grande polêmica ao redor dos doramas, pois muitas produções tendem a ser sexistas. O que acontece é que a cultura coreana é, ainda, muito conservadora, logo, os enredos seguem essa lógica. Sendo feminista, tive muita dificuldade em assistir algumas cenas específicas sem problematizar. Criei até um mantra para não levar tão a sério esses detalhes, pois o enredo era muito bom e eu certamente devo ter visto coisas piores aqui na cultura ocidental. Em resposta às críticas, as emissoras coreanas tem investido em doramas com personagens femininas fortes e independentes.

  • Segue a lista de três Doramas recomendado para iniciantes:

Weightlifting Fairy Kim Bok Joo: Uma levantadora de peso ousada e um nadador de espírito livre se encontram na universidade e descobrem que seus passados podem ser entrelaçados. Gênero: romcom.

Goblin : Um lendário “goblin” cansado da sua vida imortal, resolve acabar com ela, mas para isso precisa arranjar uma noiva humana. Mas as coisas se complicam quando ele começa a se apaixonar por ela e encontra motivos para permanecer vivo. Gênero: fantasia, romance.

Strong Woman Do Bong-soon:

Do Bong-soon (Park Bo-young) nasceu com uma força sobre-humana. Sua força é hereditária e é repassada somente para as mulheres em sua família. Seu sonho é criar um jogo de videogame tendo ela como personagem principal. Ela desesperadamente quer tornar-se uma mulher delicada e elegante, que é o tipo ideal de sua paixão, In Guk-doo.
Gênero: Ação, Comédia romântica