Vacinação contra influenza H1N1 encerra sexta, alerta Semusa

588

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da gripe H1N1 (influenza) se encerra nesta próxima sexta-feira (31/5). O alerta foi feito pela secretária de Saúde do Município, Eliana Pasini.

Segundo ela, Porto Velho atingiu a meta entre idosos, mulheres com até 45 dias pós-parto e professores da rede pública e privada de ensino. O número de crianças e mulheres gestantes vacinadas ainda está abaixo da média.

“Estamos buscando meios para cumprir a nossa meta”, informou a titular da pasta, informando que a Secretaria vem realizando ações em creches, escolas, hospitais, abrigos, além de participar de eventos com grande fluxo de pessoas.

“No último fim de semana, nossos técnicos participaram do evento Palco Rosa da Funculural, onde realizaram a vacinação no público presente”, informou Eliana Pasini.

De acordo com a gerente de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, da população de 137.932 do público-alvo da vacina, foram aplicadas 98.840 doses, correspondendo a uma cobertura vacinal de 71.66%. “Nossa prioridade, agora, é chamar atenção para crianças de seis meses até cinco anos e gestantes, porque a procura ainda está baixa, sendo um fator preocupante, por se tratar de um grupo bastante vulnerável”, alertou ela.

Os grupos prioritários são: crianças de 6 meses até 6 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias pós-parto, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, população indígena, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa, população carcerária, funcionários do sistema prisional, professores de escolas públicas e particulares e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).