Secretaria de Justiça recebe missão para a próxima Rondônia Rural Show

638

Durante o encerramento da Rondônia Rural Show, o governador do Estado Marcos Rocha falou sobre mudanças quanto à infraestrutura da feira para 2020. As ruas serão pavimentadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) e o estacionamento será todo em bloquetes, produzidos por mão de obra reeducanda. Uma missão para a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus). “A responsabilidade de participar pela primeira vez na 8ª Rondônia Rural Show foi muito grande. Um desafio que superou as expectativas, mas com essa missão para o ano que vem, nossa equipe terá de trabalhar dobrado, começando desde já”, comentou Etelvina Rocha, secretária de Justiça.

Treinamento de apenados que vão trabalhar na fábrica de artefato de cimento em Ouro Preto do Oeste

Para realizar a missão a Secretaria de Justiça deve contar com a produção da usina de artefatos de cimento instalada no Centro de Ressocialização de Buritis, Jonas Ferreti, no Vale do Jamari, onde são produzidos mais de dois mil bloquetes por dia. Outras fábricas serão implantadas em unidades prisionais ainda este ano. Na Casa de Detenção de Ouro Preto do Oeste, os apenados estão sendo treinados para trabalharem na fábrica de bloquetes. As atividades devem começar no próximo mês.

Há ainda mais duas usinas a serem implantadas no sistema prisional do Estado, na Casa de Detenção de Guajará-Mirim e na Penitenciária Regional Agenor Martins de Carvalho em Ji-Paraná. “Na unidade prisional de Ji-Paraná a instalação está em fase final. O recurso de R$ 300 mil reais vem do Fundo Penitenciário (Fupen). O processo de implantação da usina no presídio de Guajará-Mirim está sendo viabilizado pelo deputado Estadual Dr. Neidson, através de emenda coletiva de demais deputados, no valor de R$ 695 mil”, ressaltou Etelvina Rocha.

De acordo com a secretária, com as quatro fábricas de artefato de concreto funcionando, não será apenas a área onde acontece a Rondônia Rural que será beneficiada, mas toda população do estado com o calçamento e bloqueteamento de ruas, que além de acabar com a lama e a poeira vai transformar o aspecto urbanístico nos municípios e trazer economia para o Estado.

Os uniformes da Rondônia Rural Show para o próximo ano, também devem ser produzidos por mão de obra apenada.

A secretária destaca ainda a parceria do Poder Judiciário, das prefeituras e demais órgãos do Estado que vem contribuindo para melhorar o sistema prisional e na reinserção de apenados.