Vigilantes serão contratados de forma gradativa nas escolas estaduais, garante Seduc em resposta ao deputado Anderson Pereira

No primeiro momento serão priorizadas escolas com auto índice de criminalidade e apenas no período noturno

1597

Em resposta ao oficio 222/2019 expedido pelo gabinete do deputado estadual Anderson Pereira (Pros), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), encaminhou informações sobre o retorno dos vigilantes as escolas estaduais em Rondônia.

Através do oficio 5409/2019/SEDUC/DAF, o parlamentar foi informado que o retorno destes profissionais acontecerá de forma gradativa, uma vez que gera grande impacto financeiro no orçamento do Estado. O retorno será neste primeiro momento priorizado nas escolas com auto índice de criminalidade e apenas no período noturno.

Anderson destacou que no Estado, unidades escolares estão sendo monitoradas por circuitos de câmeras e que isso apenas inibe e não combate, como acontecia anteriormente com a presença física de um vigilante.

Instituído em 2013 pelo Governo do Estado para a contenção de despesas, a substituição da vigilância armada pelo monitoramento eletrônico acarretou em inúmeros prejuízos ao patrimônio das escolas, que são diariamente saqueadas e alvos da criminalidade, principalmente em Porto Velho.

Índices Criminais

Um levantamento feito pela Secretaria de Educação referente a roubos e furtos praticados nas escolas, mostra uma série de ocorrências registradas nas delegacias de Rondônia. O pedido foi encaminhado pelo gabinete do deputado Anderson à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), questionando sobre dados estatísticos para que seja apresentado na Comissão de Segurança Pública da Casa de Leis.

No relatório enviado pela secretaria, foram pontuadas 211 ocorrências policiais registradas em decorrência de crimes praticados contra escolas, sendo que todas foram instauradas inquéritos policiais e encontra-se em tramitação na Delegacia Geral de Polícia Civil em Porto Velho.

O parlamentar ressaltou a importância de ter um vigilante armado em casa escola, garantindo a segurança dos alunos e a tranquilidade dos pais. “Estamos preocupados com nossos estudantes praticamente sem proteção alguma, com essa informação da volta dos vigilantes as escolas estaduais, além de gerar emprego e renda para o Estado, a sensação de segurança também será restabelecida em nossas escolas”, finalizou Anderson Pereira.

Confira: