Presidente vai aos EUA em busca de novas oportunidades entre os países

É a primeira visita de caráter bilateral realizada por Jair Bolsonaro ao exterior

953

A visita do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos entre os dias 17 e 20 de março faz parte da estratégia do governo brasileiro de estreitar a relação com os países que podem contribuir para o desenvolvimento do Brasil, de acordo com o porta-voz da Presidência da República, general Otávio Rêgo Barros. “A ênfase da agenda externa brasileira é reforçar a relação com os países que podem contribuir para o desenvolvimento, a prosperidade, o bem estar e a segurança dos brasileiros”, afirmou.

A viagem é a primeira com caráter bilateral realizado por Jair Bolsonaro ao exterior, o que demonstra, segundo Rêgo Barros, a prioridade que o governo brasileiro atribui à construção de uma sólida parceria com os EUA. “A visita tem por objetivo promover uma agenda de resultados positivos em diversas áreas, destravando temas que já estavam na pauta e abrindo novas frentes, novas oportunidades”, afirmou.

 

Além do encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump, o presidente Jair Bolsonaro participará de almoço de trabalho, reunião ampliada na Casa Branca e também de jantar oferecido pelo Conselho Empresarial Brasil/EUA, entre outras atividades. Também está previsto que os dois presidentes façam uma declaração à imprensa.

 

O presidente embarca para Washington, capital dos EUA no dia 17 de março.  Integram a comitiva o chanceler Ernesto Araújo (Ministério das Relações Exteriores), o general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e os ministros Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), Paulo Guedes (Economia), Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Ricardo Salles (Meio Ambiente). Eles participarão de reuniões com foco em investimentos setoriais.