Game of Thrones: O que sabemos (até agora) sobre a última temporada

Falta pouco!

1392

Goste-se ou não, Game of Thrones é uma série que vai entrar para a história da TV como um dos marcos que redefiniu o conceito de entretenimento seriado. Este é um dos motivos por que a oitava temporada é uma das atrações mais aguardadas de 2019 — e isso no mesmo ano de Vingadores: Ultimato e Star Wars: Episódio IX. E quanto mais próxima fica a estreia da temporada final, mais aumenta a ansiedade. Será que os últimos episódios farão jus a toda a expectativa?

Para ajudar a enganar um pouquinho a ansiedade enquanto esperamos por um trailer, o AdoroCinema resolveu reunir todas as informações concretas (ou não tão concretas assim) que já foram divulgadas. Quem será que vai terminar no Trono de Ferro? Ou melhor, será que alguém vai, de fato, terminar no Trono de Ferro?

George R.R. Martin recusou participação especial na última temporada de Game of Thrones

Com estreia marcada para 14 de abril, a oitava temporada de Game of Thrones será a menor de todas, com apenas seis episódios. Vale lembrar que, enquanto tradicionalmente as demais tiveram dez cada, a penúltima contou com sete, e a inédita terá um a menos. Inicialmente, a HBO queria finalizar a série com sete temporadas, mas dadas as impossibilidades técnicas de concluir a história tão rapidamente, os produtores decidiram estender até a oitava, sendo que ambas são ligeiramente reduzidas.

HBO/AdoroCinema

O time de roteiristas e diretores é formado por veteranos da série. A direção dos seis episódios será dividida entre quatro nomes: David Nutter (“The Rains of Castamere”, “The Dance of Dragons”, “Mother’s Mercy”) dirige os episódios 1, 2 e 4 — encerrando sua jornada na série tendo comandado 9 episódios entre a segunda temporada e a última; Miguel Sapochnik, um favorito dos fãs por ter comandado “The Battle of the Bastards” e “The Winds of Winter”, assume os episódios 3 e 5. Por fim, David Benioff e D.B. Weiss, os showrunners da atração, fecham com chave de ouro dirigindo o episódio final.

Já o texto é de Dave HillBryan Cogman e Benioff & Weiss. Hill (que assinou “The Sons of the Harpy” e “Eastwatch”, dois episódios que não são exatamente bons) responde pelo primeiro; Bryan Cogman (veterano da primeira temporada) responde pelo segundo, enquanto a dupla de showrunners escreve os outros quatro.

Quanto ao dinheiro, nada de economia: cada episódio custou à HBO US$ 15 milhões, US$ 5 milhões a mais que o investimento feito por episódio nas temporadas seis e sete. Isso tem certa relação com o tempo de duração: enquanto o episódio 8.01 deve ter os tradicionais 60 minutos, a distribuidora francesa chegou a confirmar que os demais giram em torno de 80min cada.

TÁ, MAS…?

Não é segredo para ninguém que, em anos anteriores, a HBO não conseguiu ser exatamente sigilosa com as temporadas de Game of Thrones. Roteiros inteiros foram disponibilizados no Reddit antes da estreia, paparazzi clicaram absolutamente tudo em filmagens na Espanha, e até mesmo episódios caíram na rede antes da hora — por culpa da própria HBO, diga-se de passagem.

Para a oitava temporada, houve mais cuidado. De “drones assassinos” a dicas que vieram de Rian Johnson (Star Wars: Os Últimos Jedi) e Kathleen Kennedy, Benioff e Weiss conseguiram burlar grande parte daquela galera que fica de plantão querendo pescar qualquer pedacinho de informação privilegiada.

Ainda assim, é claro que uma coisa ou outra passou. Algumas fotos clicadas no início de 2018 mostram que (ATENÇÃO PARA O SPOILER!)  spoiler: 

Game of Thrones: Imagens do Set revelam grande spoiler

Mas provavelmente ainda há muito a acontecer antes disso. O primeiro episódio da temporada vai mostrar Daenerys (Emilia Clarke) chegando a Winterfell, em um paralelo à chegada de Robert Baratheon (Mark Addy) no piloto. Haverá algumas reuniões e primeiros encontros que prometem ser, no mínimo, interessantes. E, aliás, uma das únicas cenas divulgadas da última temporada mostra exatamente o encontro entre Dany e Sansa (Sophie Turner), que parece não gostar nem um pouco da sua nova… visitante.

“O que vai motivá-la?”, questionou Turner em entrevista a respeito de sua personagem “A questão é apenas manter Winterfell neste lugar bom? É a ameaça dos não-mortos? É um lugar muito estranho para ela. Onde estão suas motivações? Agora ela não tem mais quem manipular, talvez ela esteja um pouco perdida.”

Tendo ou não motivações, a possibilidade de a Senhora de Winterfell não ter um bom primeiro encontro com a Mãe dos Dragões é mesmo gigante, mas a atriz também disse que os fãs podem se preparar para uma Sansa valente:

“Esta é a primeira vez que uso uma armadura”, contou à EW. “Tivemos a ideia no início das filmagens de [o traje] ser muito protetor e que ela vai se abotoando. Queria que ela tivesse algo do tipo e que fosse um pouco mais guerreira. É como se ela fosse a guerreira de Winterfell.”

Do outro lado do mapa, temos uma rainha não muito sã no Trono de Ferro. Embora alguns tenham especulado que a gravidez de Cersei (Lena Headey) era uma farsa, os produtores já confirmaram que a informação é verdadeira. E enquanto muitos acreditam que a Rainha Lannister esteja fadada a um trágico fim, pode ser que sejamos surpreendidos.

“Eu [presumi] que iria morrer”, disse Headey à Time, sobre quando leu o roteiro. “E então eu cheguei até o fim. Fiquei chocada. Obviamente eu acho agora que vai haver uma boa contagem de corpos até o fim da temporada.”

Game of Thrones: O que a gravidez de Cersei significa para o futuro da personagem

Ainda sobre o primeiro episódio, uma descrição no site oficial da HBO encontrada por fãs revelou alguns retornos surpreendentes. Robin Arryn (Lino Facioli), Edmure Tully (Tobias Menzies), Bronn (Jerome Flynn), Tormund (Kristofer Hivju), Beric Dondarrion (Richard Dormer) e Melisandre (Carice van Houten) estão listados no elenco. Qual será a importância do pequeno Senhor do Ninho da Águia e de seu tio?

Nada de trailer por enquanto, mas a HBO divulgou algumas breves cenas da temporada. Dois comerciais mostram separadamente o primeiro encontro entre Sansa e Dany e o momento em que Arya vê Drogon, sobrevoando o exército dos Imaculados (acima). Além disso, há uma série de 20 cartazes individuais, que mostram os principais personagens ocupando o Trono de Ferro e também algumas fotos do primeiro episódio. Veja abaixo os cartazes.

INICIAR O SLIDESHOW
DIAPORAMA
Game of Thrones: Cartazes individuais questionam quem vai assumir o Trono de Ferro
20 IMAGENS

Agora, as fotos.

INICIAR O SLIDESHOW
DIAPORAMA
Game of Thrones: HBO divulga as primeiras imagens oficiais da 8ª temporada!
14 IMAGENS
NÃO É O FIM

Game of Thrones chega ao fim oficialmente em 19 de maio de 2019, mas o universo criado por George R.R. Martin vai continuar na TV. A HBO está desenvolvendo a primeira série derivada, The Long Night. Conheça mais aqui!