Presidente Laerte Gomes propõe criação de programa para acolher idosos enquanto familiares trabalham

1431

Visando garantir abrigo diurno a idosos carentes com 60 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade, risco social ou semidependência, o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), propôs ao Poder Executivo a criação do Programa de Acolhimento Temporário do Idoso, no âmbito da Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).

“A ideia é suprir as deficiências ou impossibilidades de acompanhamento por parte de familiares, durante o horário comercial, contando com a devida e necessária supervisão do Conselho Estadual do Idoso”, ressaltou o presidente.

A Seas, de acordo com a proposta, deverá atuar diretamente ou indiretamente por meio de convênios com as prefeituras municipais, garantindo a atenção especial aos idosos, proporcionando acolhimento, abrigo diurno, cuidados e proteção.

“Na prática, o programa assume as funções inerentes ao cuidador idoso, mas, em caráter temporário”, acrescentou Laerte. Para o presidente, o Poder Público não pode ficar insensível e indiferente a triste realidade dos idosos no Brasil.

O programa, segundo ele, oferecerá dignidade a essa parcela da sociedade que precisa de acompanhamento, mas que a assistência fica prejudicada diante das necessidades laborais dos familiares.

“Vivemos uma mudança sem precedentes na composição etária da população brasileira. De acordo com o IBGE, a população brasileira manteve a tendência de envelhecimento dos últimos anos e ganhou 4,8 milhões de idosos desde 2012, superando a marca dos 30,2 milhões em 2017”, destacou Laerte.

O Programa de Acolhimento Temporário do Idoso pretende evitar o isolamento vivido por muitos idosos em grande parte do dia, que diante da impossibilidade de seus familiares de contratarem um cuidador ou alguém com disponibilidade para esse tipo de apoio, acabam ficando sem alternativa.

“Diante desses fatores é que enxergamos a extrema necessidade de se instituir centros de acolhimentos, com a instalação de locais apropriados para a convivência diurna desses idosos, onde eles poderão receber abrigo, alimentação, cuidados específicos e participar de atividades diversas”, relatou o presidente Laerte Gomes.

Envolvida em ações voltadas aos idosos, a vereadora de Ji-Paraná, Ida Fernandes, popularmente conhecida como Ida dos Idosos (PV) parabenizou a iniciativa do presidente Laerte Gomes e destacou a importância de programas que visam o amparo das pessoas idosas.

“Eu posso dizer com toda certeza que o presidente Laerte Gomes é um grande parceiro e apoiador das causas em prol das pessoas idosas. Foi ele que, respeitando o Estatuto do Idoso e a Constituição Federal, garantiu o retorno do Passe Livre, que trouxe acessibilidade nos supermercados com os carrinhos adaptados, entre tantas outras iniciativas. Fico muito feliz de ver o quanto Laerte abraça e faz por essa questão, muitas vezes ignorada pelo Poder Público. Parabéns presidente”, declarou a vereadora.

Todo idoso com renda individual igual ou menor que dois salários mínimos, têm o direito de viajar de graça, se observada algumas regras. A gratuidade nas viagens interestaduais de ônibus foi regulamentada em 2006, fazendo parte do Estatuto do Idoso.