Pronunciamento do Deputado Estadual JEAN OLIVEIRA na Sessão Extraordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia – 26-02-2019

Deputado Jean de Oliveira manifesta insatisfação com a Energisa

1611

Na sessão ordinária desta terça-feira (26), o deputado Jean de Oliveira (MDB) fez uso da tribuna para manifestar sua insatisfação com a empresa Energisa. Jean relatou que esteve em Brasília com outros parlamentares em reunião com o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, para exigir o fim do reajuste abusivo das tarifas de energia em Rondônia, autorizado pela Aneel.

“Nossa viagem foi amplamente divulgada, pelas nossas redes sociais e site institucional e com isso recebi muitas reclamações, principalmente dos moradores de Alta Floresta do Oeste, que pagam caro por um serviço de péssima qualidade”, afirmou Jean.

Segundo o deputado, há anos o município de Alta Floresta do Oeste enfrenta dificuldades com a qualidade da energia elétrica e por diversas vezes tentou intervir pelo município através de reuniões e audiências públicas, contudo, parece que com a privatização, todo seu esforço foi perdido.

“A Eletrobras não era lá essas coisas, prestava um serviço mediano, mas era acessível, conversava e pelo menos tentava sanar nossos problemas, a Energisa não atende e ainda aumentou a tarifa de energia”, protestou o parlamentar.

Segundo Jean, a Eletrobras iniciou a obra da nova linha de transmissão de energia elétrica para atender os municípios de Santa Luzia e Alta Floresta do Oeste, mas, não concluiu. “A Energisa deveria cumprir os compromissos assumidos pela Eletrobras, contudo, até o momento ela não se manifestou”, disse Oliveira.

O deputado Jair Montes (PTC), parabenizou o discurso do colega e a preocupação de Jean de Oliveira e apontou que Rondônia se tornou uma barriga de aluguel para os demais Estados, pois gera energia e manda para os outros e no final, a conta fica para os rondonienses. “Hoje em dia ou você come ou você paga a conta de energia. Pelo que estou vendo, não nada vai ser resolvida e já se fala em um reajuste nacional, não sabemos onde vamos parar. Precisamos encontrar uma forma de dar trabalho para eles”, sugere Montes.

 

Rodovias 

O deputado Jean de Oliveira falou ainda a respeito da situação caóticas das rodovias de Rondônia. Segundo o parlamentar, para sair de uma propriedade rural para ir no mercado, no médico, fazer uma coisa simples, os produtores gastam quase um dia. “Coisas que aconteciam há 30 anos, estão se repetindo hoje, trechos que eram feitos em poucas horas, estão sendo feitos em um dia. Em algumas regiões, quem tem carro pequeno nem consegue sair de casa, em outros, só sai quem tem carro com tração nas rodas”, explica o parlamentar.

Em aparte, o deputado Marcelo Cruz (PTB) relatou que esteve com o diretor do Departamento de Estradas de Rodagens de Rondônia (DER), para solicitar melhorias para a região de União Bandeirantes e que teve sua solicitação atendida, contudo, recebeu informações dos moradores da região que o serviço não foi concluído e que o local ficou pior do que estava.  “O que me preocupa e falta de experiência do diretor, peço que o líder do Governador, Eyder Brasil (PSL), fale com ele, para ir in loco verificar e conhecer as problemáticas e não ficar despachando somente no gabinete”, diz.

Segundo Jean, o DER precisa de pessoas experientes e dispostas a enfrentar os problemas do departamento. “Não adianta colocar pessoas engomadas no DER, precisamos de pessoas com mãos calejadas e sem medo de sujar o sapato de lama. Se hoje esse Estado está no azul é por conta da agricultura, da agropecuária, do setor produtivo, então nossas estradas precisar oferecer condições adequadas”, finalizou Jean.