A Polícia Civil de Santa Catarina pediu à Justiça a internação de um adolescente envolvido na morte do cão Orelha, caso que gerou forte comoção nacional e mobilização por justiça. A investigação foi concluída na noite de terça-feira (3), após mais de um mês de apuração.
O crime ocorreu na madrugada de 4 de janeiro, na Praia Brava, em Santa Catarina. O animal, que era cuidado pela comunidade local, foi agredido por quatro adolescentes e morreu no dia seguinte em decorrência dos ferimentos.
Laudo aponta agressão contundente
De acordo com o laudo pericial, Orelha sofreu uma pancada contundente na cabeça, compatível com chute ou golpe com objeto rígido, como madeira ou garrafa. O cão chegou a ser socorrido e levado a um veterinário ainda com vida, mas não resistiu.
A polícia informou que analisou mais de mil horas de imagens de câmeras de segurança, ouviu 24 testemunhas e reuniu um amplo conjunto de provas técnicas e testemunhais.
Adolescente viajou ao exterior após o crime
O adolescente para o qual foi solicitada a internação é o mesmo que viajou para a Disney logo após o ataque. Ele retornou ao Brasil no dia 29 de janeiro e foi abordado pelas autoridades ainda no aeroporto.
Além do pedido de internação, três adultos, parentes dos adolescentes envolvidos, foram indiciados por coação a testemunha, por tentarem interferir no andamento das investigações.
Caso Caramelo também foi concluído
A Polícia Civil também finalizou a apuração sobre o caso do cão Caramelo, atacado por outros quatro adolescentes. Segundo a investigação, os jovens tentaram afogar o animal no mar. Caramelo conseguiu escapar e sobreviveu.
Após o resgate, o cão foi adotado pelo delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel.
Comoção e pedidos por justiça
A morte de Orelha gerou manifestações públicas, atos por justiça e reacendeu o debate sobre maus-tratos a animais, responsabilização de adolescentes infratores e a atuação das famílias em crimes dessa natureza.
O inquérito foi encaminhado ao Judiciário, que agora deve analisar o pedido de internação e as demais medidas cabíveis.




