Meta libera chatbots de inteligência artificial no WhatsApp após recuo no Brasil
Decisão da Meta libera novamente chatbots de IA de terceiros no WhatsApp após investigação do Cade.

A Meta voltou atrás e liberou a operação de chatbots de inteligência artificial de terceiros no WhatsApp no Brasil. Com isso, a empresa muda uma regra que havia causado forte reação no mercado. Além disso, a decisão ocorre após a abertura de um inquérito administrativo pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Dessa forma, ferramentas como ChatGPT e Copilot voltam a funcionar dentro do WhatsApp Business. Antes disso, a Meta havia bloqueado esse tipo de integração, o que gerou críticas de especialistas e desenvolvedores.

Meta havia imposto restrições aos chatbots

Em outubro de 2025, a Meta alterou sua política de API empresarial. Na ocasião, passou a proibir que provedores distribuíssem seus próprios assistentes de IA pelo WhatsApp. Com isso, apenas soluções internas continuariam operando.

Na prática, a regra afetava chatbots de terceiros. Enquanto isso, o Meta AI, sistema da própria empresa, seguia funcionando normalmente. Segundo a Meta, empresas que usam IA apenas para atendimento não seriam impactadas.

No entanto, a decisão gerou questionamentos. Por esse motivo, especialistas passaram a apontar risco de prejuízo à concorrência e possível favorecimento de soluções internas da big tech.

Cade investiga possível abuso de posição dominante

Diante desse cenário, o Cade abriu um inquérito administrativo para apurar possíveis condutas anticoncorrenciais. Segundo o órgão, há indícios de que a Meta poderia estar usando sua posição dominante para excluir concorrentes do ecossistema do WhatsApp.

Enquanto a investigação avança, a Superintendência-Geral determinou a suspensão das novas regras. Assim, o Cade busca preservar o ambiente competitivo e garantir a efetividade da apuração.

Ao final do processo, o órgão decidirá se abre um processo administrativo ou se arquiva o caso.

Meta recua e libera novamente os chatbots

Após a pressão regulatória, a Meta comunicou aos provedores que não exigirá mais notificações aos usuários brasileiros sobre a interrupção de serviços de IA. Com essa decisão, a empresa sinaliza um recuo claro em sua estratégia inicial.

Além disso, a Meta desistiu de aplicar restrições específicas a números com o código +55. Na prática, o movimento libera novamente os chatbots de terceiros no WhatsApp no Brasil.

Segundo informações divulgadas, a mudança foi comunicada aos provedores por meio de um aviso citado pelo site TechCrunch.

O que diz a Meta sobre a decisão

Em nota, a Meta afirmou que considera as acusações “fundamentalmente equivocadas”. De acordo com a empresa, o WhatsApp não foi projetado para funcionar como uma loja de aplicativos.

Além disso, a companhia defende que a entrada de chatbots de IA no mercado deve ocorrer por meio de lojas de aplicativos, sites próprios ou parcerias. Para a Meta, o uso intensivo de IA no WhatsApp Business pode sobrecarregar sistemas não preparados para esse tipo de operação.

Caso semelhante já ocorreu na Europa

Fora do Brasil, a situação também gerou reações. Na União Europeia, autoridades antitruste abriram investigações contra a Meta. Da mesma forma, na Itália, a agência de concorrência questionou formalmente as novas regras.

Assim como agora, a empresa acabou voltando atrás e liberando novamente os chatbots de IA naquele mercado.

Próximos passos do caso no Brasil

Enquanto isso, o Cade segue monitorando a atuação da Meta. Caso identifique irregularidades, o órgão poderá abrir um processo administrativo e aplicar sanções.

Por outro lado, a decisão já representa um alívio para desenvolvedores e empresas de tecnologia. Afinal, eles recuperam o acesso a um dos principais canais de comunicação digital do país.

Fonte: Olhar Digital