A semana inicia com o avanço de áreas de instabilidade que devem provocar chuva forte, rajadas de vento e trovoadas em várias regiões do país. De acordo com informações da Climatempo e do Canal Rural, a combinação entre umidade vinda da Amazônia e a passagem de uma frente fria pelo oceano cria um cenário de atenção principalmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Temperaturas mais amenas devem ser registradas no Sul e no Sudeste, enquanto o calor persiste no Norte, Centro-Oeste e interior do Nordeste.
Temporal avança pelo Sul com chuva forte desde cedo
A segunda-feira começou com chuva moderada a forte no norte, na Serra e no litoral norte do Rio Grande do Sul. Em outras áreas do estado, o tempo segue com momentos de estabilidade. Em Santa Catarina e no Paraná, as pancadas ganham força ao longo do dia e podem evoluir para temporais, sobretudo à tarde, acompanhadas de trovoadas e sensação térmica mais amena no litoral.
Sudeste tem risco elevado de temporais, com litoral em alerta
A umidade ajuda a manter o tempo instável desde as primeiras horas da manhã em todo o Sudeste. No entanto, os temporais ficam mais intensos no sul e no leste de São Paulo. O litoral paulista entra em estado de atenção por causa de rajadas de vento que podem alcançar 70 km/h durante episódios de chuva forte.
Há risco de tempestades também em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Apesar disso, grande parte da região deve registrar temperaturas mais baixas, exceto no noroeste e oeste paulista, além do Triângulo Mineiro.
Centro-Oeste segue com calor e instabilidades ao longo do dia
Em Mato Grosso e Goiás, o calor somado à alta umidade sustenta a formação de nuvens carregadas. Pancadas de chuva se formam ainda pela manhã e podem se intensificar durante a tarde, com risco de temporais no leste de Mato Grosso e em grande parte de Goiás. Já o Mato Grosso do Sul registra instabilidade apenas no leste do estado, enquanto o oeste permanece com tempo mais aberto e temperaturas elevadas.
Nordeste terá clima misto, com calor e alerta para temporais na Bahia
No Nordeste, o alerta vale para o sul e o oeste da Bahia, onde há previsão de chuva moderada a forte, com possibilidade de temporais. O Maranhão e o Piauí também apresentam instabilidade. Nas demais áreas da região, o tempo permanece firme, e a umidade pode ficar abaixo de 30% em trechos do sertão.
Norte mantém padrão de calor, umidade alta e pancadas de chuva
O Norte do país segue com temperaturas elevadas e bastante umidade. Esse cenário favorece a formação de pancadas de chuva ao longo do dia, com risco de temporais no Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, oeste do Pará e Tocantins. Apenas o Amapá e áreas do nordeste paraense devem permanecer com tempo mais firme e sensação de abafamento.
Fonte: Olhar Digital