Estudante participa de curso profissionalizante online do Idep Rondônia com mapa digital ao fundo
O Idep amplia o acesso à qualificação profissional em todos os municípios rondonienses com cursos remotos gratuitos.

A educação profissional em Rondônia ganhou mais uma oportunidade de acesso gratuito e digital. O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) está com inscrições abertas até 9 de novembro para cursos profissionalizantes remotos, que contemplam moradores de todos os 52 municípios do estado. Com isso, o governo reforça sua meta de ampliar a inclusão digital e o desenvolvimento humano.

Essas formações fazem parte da estratégia do Governo de Rondônia para democratizar o ensino técnico e fortalecer a qualificação da mão de obra local, contribuindo, assim, para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Ensino acessível e certificado garantido

As aulas ocorrerão em formato híbrido, com duas horas remotas e duas horas de atividades online em uma plataforma gratuita. Além disso, os participantes receberão certificado após a conclusão das tarefas e avaliações propostas. A escolaridade mínima exigida é ensino fundamental incompleto, o que amplia o alcance da iniciativa.

Para se inscrever, basta acessar o site oficial do Idep no endereço:
👉 rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-de-qualificacao-remoto-inscricoes-29-10-2025-a-09-11-2025

Educação transformando vidas

De acordo com o governador Marcos Rocha, o ensino online é peça fundamental na expansão do conhecimento e da empregabilidade.

“O governo investe em capacitação para que a população tenha novas oportunidades em todos os municípios de Rondônia”, destacou.

A estudante Ângely Cristine Coelho, de 16 anos, é exemplo desse avanço. Ela concluiu o curso de Psicologia e Comportamento Organizacional e reforça o impacto do aprendizado remoto:

“Quero ser psicóloga para ajudar as pessoas. Esse curso me motivou a seguir essa profissão”, contou.

Essa história mostra que, além de promover a inclusão, a educação online tem o poder de transformar trajetórias pessoais e profissionais.

Interiorização e inovação

A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, ressalta que o projeto é parte de uma política de interiorização da educação profissional.

“Estamos levando formação de qualidade até o estudante, com inovação e equidade”, afirmou.

Desse modo, a proposta busca reduzir desigualdades e garantir acesso à formação técnica mesmo em regiões mais afastadas. Entre as opções disponíveis estão cursos como E-commerce, Relações Interpessoais, Empreendedorismo, Logística Reversa, Gestão de Pessoas, Automaquiagem e Planejamento e Orçamento de Obras, entre outros.

Por fim, o Idep reforça que as vagas são limitadas e que as inscrições seguem abertas até o dia 9 de novembro. Portanto, quem deseja ampliar o currículo e se preparar melhor para o mercado de trabalho deve se inscrever o quanto antes.

Fonte: Governo de Rondônia