Estudante conduz tocha simbólica durante cerimônia da Semana da Pátria no Palácio Rio Madeira
Jovem representa a juventude rondoniense ao acender a pira da Pátria durante a cerimônia oficial em Porto Velho

Cerimônia abre a Semana da Pátria no Palácio Rio Madeira

A Semana da Pátria 2025 começou oficialmente nesta segunda-feira, 1º de setembro, com uma cerimônia realizada no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho (RO). O evento reuniu autoridades civis e militares, marcando o início das comemorações do 7 de Setembro em Rondônia.

O governador Marcos Rocha conduziu a solenidade. Ao lado dele estavam representantes das Forças Armadas, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de várias secretarias estaduais. Como resultado, o evento reforçou os valores patrióticos e a importância da união institucional durante a Semana da Pátria.

A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, representantes de instituições, estudantes da Escola de Ensino Fundamental Paulo Nunes Leal e da população em geral

Presenças confirmadas reforçam o simbolismo do ato

Entre as autoridades presentes, estavam o general Marco Aurélio Magalhães Cavalcanti (17ª Brigada de Infantaria de Selva) e o coronel PM Valdemir Carlos de Góes (Casa Militar). Além disso, participaram o capitão de fragata Alessandro Freitas dos Santos (Capitania Fluvial), o tenente-coronel Leonardo Bezerra Salim (Base Aérea) e os secretários Elias Rezende e Ana Pacini.

Por fim, também marcaram presença o comandante-geral da PM, coronel PM Régis Wellington Braguin, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira. Portanto, a solenidade contou com ampla representatividade civil e militar. A Semana da Pátria no Palácio Rio Madeira registrou ampla representatividade, destacando a importância do evento.

Juventude ganha protagonismo com tocha simbólica

Durante a cerimônia, ocorreu o tradicional hasteamento das bandeiras. Foram içadas as bandeiras do Brasil, de Rondônia, de Porto Velho e de cada estado da federação. Nesse sentido, o gesto simbolizou a união nacional.

Em seguida, um dos momentos mais marcantes foi a condução da tocha do fogo simbólico da Pátria. A estudante Ana Luiza Santos Souza, do 2º ano da Escola Major Guapindaia, foi a escolhida para a missão. Além do bom desempenho escolar, Ana também se destaca como atleta de voleibol. Ela representará Rondônia nos Jogos da Juventude 2025, em Brasília, reforçando a proximidade do evento com o Palácio Rio Madeira durante a Semana da Pátria.

Homenagens emocionam e discursos reforçam o civismo

Logo após o acendimento da pira, várias autoridades discursaram. As falas ressaltaram a importância da cidadania, do respeito aos símbolos nacionais e da integração entre as forças públicas. Além disso, a Polícia Militar homenageou o governador Marcos Rocha com uma música especialmente composta para a ocasião.

Por sua vez, o governador agradeceu às instituições e ressaltou o papel da juventude e da educação na construção de um futuro melhor. Assim, a solenidade reforçou o compromisso com os ideais de civismo e união nacional, exemplificado pela Semana da Pátria 2025 no local.

Fechamento da solenidade

Em resumo, a cerimônia de abertura da Semana da Pátria em Rondônia foi marcada por emoção, simbolismo e representatividade. Com isso, o evento reforçou a importância do patriotismo e da participação da juventude na vida pública no contexto do Palácio Rio Madeira, sede das comemorações.

Fonte: Governo de Rondônia